A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) foi criada em 1946 e é a escola estadual de saúde mais antiga do Brasil. É um órgão autônomo da administração direta do Estado e está tecnicamente vinculada à Secretaria Estadual de Saúde.
Ao longo de sua história, a ESP-MG vem desenvolvendo ações educacionais no âmbito da saúde pública, sempre atenta à sua missão de “fortalecer o SUS, produzindo e disseminando conhecimentos junto a usuários, trabalhadores e gestores, por meio de ações educacionais e de pesquisa, com a Educação Permanente em Saúde (EPS) como referencial político pedagógico, contribuindo com a qualidade dos serviços de saúde pública de Minas Gerais”.
A ESP-MG oferece uma variedade de modalidades e formatos de ações educacionais, atendendo aos 853 municípios do estado de Minas Gerais e já capacitou centenas de milhares de profissionais de saúde. Isso inclui cursos livres, cursos de qualificação, tanto em formatos presenciais quanto a distância, bem como cursos técnicos e programas de especialização lato sensu, estes últimos credenciados pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.
O modelo pedagógico adotado pela ESP-MG valoriza a interlocução e considera as experiências vividas pelos alunos no cotidiano de trabalho como parte essencial do processo educativo. Dessa forma, a Escola articula o ensino às práticas de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para sua construção e fortalecimento a partir do debate e da aproximação dos alunos com a realidade social. Isso amplia a capacidade de aprendizado e permite que o processo de formação contribua, de maneira efetiva, com a prática profissional e com o atendimento de demandas e necessidades advindas das políticas públicas de saúde.