Parceria: ação extramuro da Saúde vacina mais de 200 pessoas na sede da Semob

Atividade ocorreu no Setor de Autarquias Sul. Pasta segue reforçando imunização em diferentes pontos do DF

Maria Ivone Feitosa, de 49 anos, chegou cedo na sede da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), na área central de Brasília, para garantir suas doses de vacinas contra influenza e a covid-19. “Trabalho aqui tem 30 anos e fiquei sabendo da imunização no trabalho. É muito mais fácil me vacinar aqui, me sinto mais segura e protegida.”

Maria Ivone Feitosa, de 49 anos, chegou cedo na sede da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Foto: Tony Winston-Agência Saúde-DF.

A ação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) no local, na última sexta-feira (7), aplicou 153 doses da vacina bivalente contra a covid-19 e 161 em combate à influenza. A pasta segue reforçando ações extramuros, que levam o serviço para diferentes pontos da cidade, fora das salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Estamos traçando novas rotas, para chegar ao alvo, que é o usuário. Hoje, a Saúde vai à feira, ao zoológico, ao shopping, ao trabalho do servidor. Tornamos o movimento da vacinação ativo, vamos aonde precisar”, destaca a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A gestora ressalta ainda a importância da imunização e a necessidade do engajamento de todos. “Vacinar é um ato voluntário de cuidar de si e do próximo. Temos que continuar renovando a imunidade contra o vírus. Assim, fazemos uma corrente do bem.”

O secretário da Semob, Flávio Murilo, agradeceu a presença dos profissionais da Saúde e o apoio. “Queremos cuidar dos nossos funcionários e colocar a qualidade de vida em primeiro lugar. Dessa forma, teremos condições de atender bem a população”, avaliou.

Para aproveitar a oportunidade da campanha e atualizar o cartão de vacinas, José Nilmar Cardoso, funcionário da Semob, de 52 anos, levou o filho de 13 anos, Gustavo Muniz. “Ele sempre tem muitas alergias e gripe nesse período frio. É importante cuidar. Aproveitei para trazê-lo e checar quais vacinas ele pode tomar”, explicou.

Gustavo relatou que, apesar de não gostar do momento da aplicação da vacina, vai tomar todas que forem necessárias. “Lá em casa todo mundo sempre toma, tem que fazer isso para não adoecer.”

Vacinação extramuros

Para quem ainda não se vacinou contra covid-19, a campanha continua e já ultrapassa 7,7 milhões de doses aplicadas no Distrito Federal. Desse total, 455 mil são da nova versão bivalente, atualmente disponível para pessoas com ao menos 18 anos de idade.

Entre maio e junho deste ano, mais de 100 mil pessoas do DF foram vacinadas contra a covid-19 e a gripe (influenza) em ações extramuros e imunizações aos sábados.

A cobertura vacinal supera os 81% para a primeira dose, com pico de 99,2% para o público com mais de 80 anos. Porém, no caso da dose de reforço, disponível para todos com cinco anos de idade ou mais, 48,1% da população ainda não foi imunizada. Já o reforço bivalente chegou a 49,7% da faixa etária acima dos 80 anos, ficando abaixo de 16% para as pessoas com menos de 49 anos.

Michelle Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Amanda Martimon.