Eleições 2024: saúde pública nos municípios como prioridade dos candidatos, recomendam IEPS, Umane e Fundação José Luiz Egydio Setúbal

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com a Umane e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, lança o documento “Mais SUS nas Cidades: 5 propostas para fortalecer a saúde pública nos municípios brasileiros”. O material visa orientar candidatas e candidatos nas Eleições Municipais 2024 sobre a importância de priorizar a saúde pública em suas campanhas e futuras gestões. Entre as recomendações, destaca-se o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), essencial para atender a maioria das necessidades de saúde da população e reduzir complicações que levam a internações.

A iniciativa enfatiza a necessidade de melhorar a infraestrutura e o acesso aos serviços de saúde nos municípios, garantir a eficiência dos atendimentos por meio da digitalização das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e valorizar os profissionais de saúde com políticas de desenvolvimento contínuo. A proposta também aborda a importância de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, além de estratégias eficazes de comunicação para que a população conheça e utilize os serviços oferecidos.

Leia o documento completo.