Técnicos do Conass e gestores de saúde de diversos estados conhecem modelo ambulatorial da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa

Durante o encontro, foi apresentado o modelo do Planifica SUS adotado pela maternidade

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), vinculada à Secretaria da Saúde (Sesapi), recebeu representantes das câmaras técnicas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e gestores de saúde de diversos estados para conhecer o modelo ambulatorial da unidade. Durante o encontro, foi apresentado o modelo do Planifica SUS, adotado pela maternidade, promovendo discussões sobre a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e a consolidação do SUS.

“Estamos recebendo a Câmara Técnica do Conass para apresentar nosso sistema de planificação de atenção à saúde, que compartilha a assistência da atenção especializada com a atenção primária, garantindo um atendimento mais completo às gestantes e crianças de alto risco do nosso estado”, destacou Marcele Avelino, diretora técnica da Nova Maternidade.

full_v3.jpg

Além da visita ao ambulatório, foi realizado um momento de palestras e discussões sobre esse modelo, proporcionando uma experiência de integração entre os gestores de saúde do país.

content_v2.jpg

“Nosso objetivo é fortalecer a convicção de que é necessário trabalhar a saúde em rede. A Nova Maternidade Evangelina Rosa é um exemplo de como estratégias modernas e eficientes podem reduzir a mortalidade infantil no Brasil”, ressaltou Jurandir Frutuoso, secretário executivo do Conass.

Durante o evento, foram apresentadas importantes temáticas da atenção à saúde, promovendo a integração dessas áreas para a devida organização da RAS.

“Esse trabalho, desenvolvido pelo Conass ao longo de 19 anos, organiza o SUS como redes de atenção à saúde, onde a atenção primária bem capacitada se articula com a atenção ambulatorial especializada. Essa proposta está sendo implantada aqui com muito sucesso”, pontuou Eugênio Vilaça Mendes, sanitarista e consultor em saúde pública do Conass.

content_v1.jpg

Fonte: SES/PI