O município de Timon está recebendo representantes da Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Conass- Conselho Nacional de Secretários de Saúde para mais uma tutoria da Planificação esta semana.
Desde a última segunda-feira (12), as equipes realizam reuniões e oficinas em Unidades Básicas de Saúde, na Regional de Saúde, no auditório da Fundação Cidadania e na Secretaria Municipal de Saúde. Esta é a 5ª Tutoria e participam das capacitações equipes da Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada, além de grupo de enfrentamento à mortalidade materno-infantil em Timon.
A coordenadora do processo Planificação em Timon, Francymara Rodrigues, explica que a planificação é um importante processo que tem como objetivo organizar e agilizar os trabalhos já desenvolvidos na rede de saúde municipal.
“São serviços que a gente já oferece, mas que precisam ser organizados. A planificação fortalece a Atenção Primária e Atenção Especializada no CAEMI- Centro de Atenção Especializada Materno-Infantil, pois trata de um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua envolvendo todos os trabalhadores e beneficiando o usuário”, explica.
Nas UBSs, as facilitadoras da Beneficência Portuguesa e representantes do Conass acompanharam o plano de ação pactuado desenvolvido nas unidades. Os profissionais compartilharam ações e as experiências com a planificação.
“Nestes encontros discutimos como otimizar os processos de trabalho para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço. Tanto nossa rede de Atenção Primária, como a especializada, por meio o CAEMI, estamos constantemente recebendo tutorias do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo e o CONASS, e assim capacitamos mais ainda nossos gestores”, disse o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.
—
Fonte: Prefeitura de Timon