“No Tocantins, temos o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, que é Integra Saúde Tocantins, que nasceu em 2017, com essa finalidade, avançamos muito em relação à gestão da informação, mas queremos trazer ainda mais eficiência e qualidade ao SUS tocantinense, pois acreditamos que os dados são essenciais. Queremos unir o CIEGS e o sistema Saúde Digital para que tenhamos ao nosso alcance os principais indicadores e assim definirmos as principais estratégias que o governo irá adotar em relação à saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto.
A apresentação do CIEGES foi conduzida pelo gerente do Centro de Inteligência do CONASS, Sandro Terabe, o qual explicou que, “o CONASS está com essa iniciativa de criar centros de inteligências estaduais em todos os estados. Como o Tocantins já é avançado nessa questão da análise dos dados, com o Integra Saúde Tocantins, a ideia é apresentar a proposta para a da construção de novas informações que irão subsidiar a gestão”.
“A implantação do CIEGS vai ser muito importante, não só para a tomada de decisão estratégica, realizada pelo secretário, mas também a tomada de decisão tática, que é feita pelos superintendentes, com isso poderemos tomar decisões mais assertivas no que se refere à assistência à saúde dos tocantinenses, além disso, trazer ainda mais transparência aos usuários do SUS”, destacou o técnico do Integra Saúde Tocantins, Paulo de Sousa Burgue.
Implementação do serviço
Para implementação do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES) no Tocantins, está sendo elaborada uma Portaria de criação do Centro e Validação dos Painéis Estratégicos, o qual fará parte do conjunto de informações disponibilizadas pela gestão estadual tocantinense.
—
Por Dayana Nascimento/Governo do Tocantins
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins