
Em nova reunião de acompanhamento semanal do Plano de Contingência da Sazonalidade dos Vírus Respiratórios na Pediatria, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou a abertura de 103 leitos de UTI e enfermaria, pediátrica e neonatal, na última semana, com perfil de síndrome respiratória aguda grave (Srag). O suporte extra de leitos soma-se à rede já existente. Outras unidades vão ser disponibilizadas no decorrer deste mês. A SES-PE destacou, ainda, o balanço positivo relativo à antecipação das teleinterconsultas, este ano, e comunicou o chamamento de mais profissionais para reforçar a rede de saúde.
Neste período de alta das doenças ligadas às síndromes gripais – entre março a agosto -, que se desenvolvem com maior gravidade em crianças, uma das pactuações estratégicas da SES-PE foi a antecipação do lançamento dessas unidades no sistema de saúde para atender da melhor forma os usuários. Com a taxa atual de ocupação de leitos em 75%, vale o reforço, não há registro de filas. Até o momento, a SES contabiliza 165 casos de Srag em crianças de até 1 ano, em 2025.
“Com a experiência dos últimos dois anos, e com uma rede muito mais organizada, preparada e reforçada pelo Governo do Estado, pudemos abrir esses 100 leitos no início da sazonalidade para cuidar das nossas crianças. Essa antecipação traz mais agilidade no atendimento e na alta, impulsionando a rotatividade maior de leitos e a assistência de qualidade, vale destacar que os leitos de suporte avançado das UPAS também estão funcionando e a reforçamos o quadro de profissionais nos serviços”, afirmou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.
O Plano de Contingência da Sazonalidade dos Vírus Respiratórios na Pediatria se estende em outras frentes, discutidas semanalmente pelo grupo de trabalho da SES-PE. Para aumentar os quadros dos hospitais, neste momento, já foram chamados pela Secretaria 14 pediatras e outros quatro intensivistas, além de médicos neonatologistas e pediatras que serão chamados da seleção simplificada que abre as inscrições a partir desta quinta-feira (20/03).

Como o Plano de Contingência é interdisciplinar, a SES-PE trouxe nesta quarta os primeiros números da Teleinterconsulta de Pediatria, em funcionamento desde o dia 10 de março, serviço aberto com uma antecipação de pouco mais de 30 dias em relação ao ano passado. Até agora, foram registradas 40 consultas on-line a médicos da Central de Regulação do Estado, que ampliam as discussões sobre os melhores encaminhamentos para o paciente pediátrico que esteja com Srag.
“A Teleinterconsulta, ou seja, uma consulta feita entre profissionais de saúde (ex. Médico com Médico), possibilita que o profissional que está na ponta atendendo a criança possa discutir com o especialista a melhor decisão a ser tomada, baseado na avaliação da gravidade do caso, evitando remoções desnecessárias e, caso o paciente necessite ser removido, orientando de que forma deve ocorrer essa remoção e qual a unidade mais adequada para receber essa criança, seja ela uma enfermaria ou uma UTI, por exemplo” explicou o diretor da telessaúde da SES-PE, Frederico Jorge.
A Teleinterconsulta, que funciona diariamente, das 9h às 21h, oferta médicos pediatras da rede estadual de saúde, que estão aptos a discutir e tirar dúvidas de casos relacionados às doenças respiratórias nas crianças. Basta ao médico da ponta, de qualquer localidade de Pernambuco, ligar para a Central, no 0800 281 3555, e receber ajuda de outro profissional sobre o caso em questão.
—
SES/PE