Secretaria da Saúde e Conass discutem projetos do Proadi-SUS

Nessa terça-feira (22), a Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu os representantes executivos do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (CONASS), Jurandi Frutuoso e Renê Moreira, para uma importante reunião de discussão dos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) para o triênio 2024-2026.

A reunião ocorreu no auditório da Sesa na Enseada do Suá, em Vitória, e abordou iniciativas que deverão impactar diretamente a saúde pública no Espírito Santo.

O Proadi-SUS é um programa criado para apoiar a execução de projetos e a prestação de serviços de excelência em benefício do SUS, tendo como base a colaboração de Hospitais de Excelência, como o Hospital Albert Einstein e o Sírio-Libanês.

Entre os projetos propostos pelo CONASS para este novo ciclo, destacam-se iniciativas que visam à organização da atenção ambulatorial especializada e à atenção primária à saúde, por meio da metodologia PlanificaSUS, com o objetivo de fortalecer a integração entre os serviços e melhorar o atendimento ao paciente.

Outra proposta do Proadi para o triênio é disponibilizar soluções de telessaúde para o Sistema Único de Saúde, integradas à Estratégia de Saúde Digital, fortalecendo a expansão e proporcionando a melhoria das redes de atenção à saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde, implementando o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), orientadas por linhas de cuidado.

Os diretores do CONASS enfatizaram a importância de uma gestão integrada entre as diversas áreas da secretaria, como a regulação e o planejamento, para garantir sinergia e eficácia na adesão aos projetos. “Foi muito boa nossa reunião entre os capixabas. Temos aqui um time comprometido com as mudanças que o SUS precisa. Debatemos ainda o fortalecimento das áreas de avaliação de tecnologias em saúde e de cuidados paliativos, iniciativas essenciais para melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados pelo SUS”, disse Jurandir Frutuoso​.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, destacou que os programas estão em consonância com as políticas de saúde. “E, principalmente, por meio das propostas feitas pelo Conass no Proadi, conseguimos trazer o que é de interesse dos estados e municípios na busca por melhorias para o SUS. Nossas áreas técnicas estiveram envolvidas e isso traz uma consolidação e fixação do conteúdo que o Proadi traz, para que seja retransmitido o que o programa acrescentou ao Estado, fixando o conhecimento”, pontuou Duarte.

Confira fotos do evento aqui 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br