A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta terça-feira, 31, o lançamento do Projeto de Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização. A iniciativa é realizada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), e tem como objetivo aprimorar a regulação da atenção à saúde, passando pelo processo de contratualização dos serviços prestados às unidades, até à efetividade dos atendimentos destinados aos usuários SUS.
O projeto deve ser implementado, inicialmente, no Hospital Regional de Itabaiana e Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Para cumprir a meta, será realizado um controle no que se refere a indicadores das unidades.
A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, destacou que o lançamento do projeto nas unidades de saúde do estado vem para fortalecer e aprimorar o serviço. “O projeto vem se somar ao que a gente vem traçando de avanço para o Complexo Regulatório de Sergipe. É o fortalecer, entendendo que regulação não é só o acesso a leito, vai muito além disso. Estão presentes neste lançamento um grupo de profissionais que estão se dedicando, que já estão direcionados para essas áreas de contratualização em si. A adesão ao projeto é o que nós estamos deixando para o SUS”, disse.
A fase de diagnóstico do projeto irá até dezembro deste ano. De janeiro de 2023 a dezembro do mesmo ano, serão realizadas as implantações necessárias, explicou a coordenadora do Complexo Regulatório de Sergipe, Pollyanna Cardoso. “Esse projeto é em parceria com o Conass e Hospital Sírio-Libanês e vem para fortalecimento das áreas de regulação e contratação das unidades selecionadas. Esse lançamento será justamente para dar essas explicações, serão realizadas visitas aos hospitais, com objetivo de coletar informações, observar os processos internos e, após todo esse trabalho de construção conjunta de diagnóstico, serão feitas as implantações das melhorias nessas áreas. Ressaltamos que a regulação não é apenas de leitos ou de procedimentos, quando falamos de regulação vai desde a dispensação de um medicamento até um exame a ser realizado. Então a regulação perpassa por vários pontos da assistência e da atenção à saúde”, destacou.
Os especialistas em projetos do Sírio-Libanês, Rafael Esteves e Cristiana Carvalho, explicaram detalhadamente o projeto aos profissionais da SES. Durante o diálogo, reforçaram a importância da adesão. “A partir das próximas visitas vamos começar a executar de fato o projeto, fazendo um diagnóstico das áreas envolvidas da regulação e contratualização (áreas de planejamento, regulação, jurídico, vigilância em saúde entre outros). O projeto basicamente tem como intuito aumentar a produção desses hospitais, aumentar os acessos e qualificar a assistência nessas unidades, a princípio, para depois expandir em toda a rede”, finaliza.
—
Fonte: SES/SE
Fotos: Valter Sobrinho