LOGO_Prancheta

 

A Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública (REDECOESP) tem o propósito de fortalecer o SUS, promovendo a Gestão da Educação na Saúde no âmbito das Secretarias Estaduais de Saúde (SES). A sua criação em 2019 foi fruto de discussões realizadas pelas Escolas em oficinas nacionais e ratificadas em assembleia de Secretários de Saúde.

A REDECOESP favorece uma robusta e ágil troca de conhecimentos e experiências entre as Escolas e as áreas de Gestão da Educação das SES, constituindo-se como instrumento para elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas da área. Fornece subsídios para o estabelecimento de relações com outras redes de cooperação nacionais e internacionais em prol de estratégias comuns de formação de trabalhadores para os sistemas de saúde.

A Rede atualmente é composta por 20 Escolas Estaduais de Saúde Pública, contemplando as 5 regiões do país, o que expressa abrangência nacional, diversidade regional e características singulares.

As EESP se constituem em espaços fundamentais para reflexão e desenvolvimento de ações, reunindo funções pedagógicas e de gestão. Por meio da atuação em rede, os estados apresentam grande potencial para contribuir com o planejamento, a implantação e a avaliação das ações de saúde, interagindo com as mudanças epidemiológicas e as necessidades dos serviços de saúde.

Para a construção de cenários mais colaborativos na REDECOESP, a escolha foi pela utilização de múltiplas ferramentas de interação e comunicação compatíveis com a gestão e troca de conhecimentos que se estruturam de forma complementar a partir de três dispositivos: Diretório de Escolas, Portal de Gestão da Educação na Saúde e Ambiente Virtual.

Fortalecer o protagonismo das Escolas na Gestão da Educação na Saúde em seus estados é também qualificar a gestão estadual. Através do vínculo entre as escolas vão sendo enfrentados problemas comuns de forma sistemática.

A REDECOESP é, portanto, um dispositivo que estimula a interação, o acesso e compartilhamento de informações, o aprimoramento das práticas educativas e o aperfeiçoamento das ações de formação e qualificação dos trabalhadores do SUS de forma articulada aos programas e políticas de saúde desenvolvidas no âmbito das Secretarias Estaduais de Saúde.

Contato: redecoesp@conass.org.br

Assista o lançamento da plataforma no vídeo abaixo: