Antes chamado de Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde – CEFOPE, foi criado oficialmente em 01/02/1984, através do Decreto nº. 8.861 do Governo do Estado.
Num contexto de redemocratização da sociedade brasileira, os Centros de Formação surgem como alternativa para o enfrentamento do problema da baixa qualificação da força de trabalho, empregada nos serviços de saúde, que colocava em risco a saúde da população usuária dos referidos serviços.
A partir de 1986, conforme o Decreto nº 9.481 de 13/02/1986 do Governo do Estado, o referido Centro passa a denominar-se Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde “Dr. Manoel da Costa Souza”.
Com a publicação do Decreto Nº 30.207 de 08 de dezembro de 2020, é criada a Escola de Saúde Pública (ESPRN), no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (SESAP-RN), permitindo a ampliação das ações do CEFOPE, inserindo a modalidade de ensino de pós-graduação Lato Sensu.
A Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN) tem por finalidade qualificar os profissionais que atuam no SUS/RN através da integração e qualificação de conhecimentos que possam servir para potencializar os processos de trabalho e impactar positivamente, na qualidade da prestação dos serviços.