Estão abertas as inscrições para o mestrado profissional em Saúde da Família (Profsaúde/MPSF) 2024. O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, com nove encontros presenciais e atividades desenvolvidas à distância, totalizando 975h de carga horária. Para se candidatar, os interessados devem estar atuando na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (ESF/APS) para desenvolver a formação. Nesta seleção são oferecidas 500 vagas, sendo 50% delas para ampla concorrência e 50% para médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores do Programa Mais Médicos pelo Brasil PMpB) e residentes cursando o 2º ano de residência em Medicina de Família e Comunidade MFC). A chamada é realizada pelo Profsaúde/MPSF em conjunto com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), e em com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS). As inscrições vão até 19 de fevereiro de 2024.
O Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde/MPSF) é um programa de pós-graduação oferecido por uma rede nacional constituída de 46 instituições públicas de ensino superior (IES) lideradas pela Fiocruz. Ele é uma estratégia de formação que visa atender à expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação. Nesta oferta, o Campus Virtual Fiocruz é o responsável por desenvolver o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual os estudantes realizarão as atividades de maneira remota, além de disponibilizar diferentes tipos de recursos educacionais abertos (REA) e cooperar com a implementação e configuração do sistema educacional Moodle. O AVA do Campus Virtual será distribuído para as 46 instituições que integram a rede do Profsaúde e oferecerão o curso conjuntamente nesta oferta.
Para concorrer às vagas é necessário ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC em áreas relacionadas diretamente à saúde, como assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais (Conselho Nacional de Saúde – CNS; Resolução nº 287/1998); e também profissionais graduados em Saúde Coletiva (portaria nº 772/2018 – MEC – Reconhecimento do curso de Saúde Coletiva).
Além disso, para corcorrer às vagas é obrigatoriamente necessário atender a pelo menos um dos critérios a seguir: 1) Estar atuando como médico no PMMB, desde que tenha concluído a Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) ou possua o título de Especialista emitido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC); 2) Estar atuando como tutor do PMpB, desde que tenha concluído a RMFC ou possua o título de Especialista emitido pela SBMFC; 3) Ser médico(a) que esteja no final do 2º ano de RMFC (cursando o 2º ano no final de 2023); 4) Ser docente, preceptor e/ou tutor de programa de RMFC, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e/ou Residência em Enfermagem em Saúde da Família de IES ou órgãos públicos há pelo menos 12 meses de forma ininterrupta, com vínculo ativo; 5) Ser profissional com atuação na Estratégia Saúde da Família/ Atenção Primária à Saúde (eSF, Saúde Bucal, eSF Ribeirinha, eSF Fluvial, Atenção Básica à Saúde Indígena, Consultório na Rua, Equipe de Atenção Básica Prisional ou E-Multi – antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf) há pelo menos 12 meses de forma ininterrupta, com vínculo ativo; ou 6) Estar em exercício em cargo/função na gestão /atenção (coordenadores, gerentes, diretores) na Estratégia Saúde da Família (ESF/APS) há pelo menos 12 meses de forma ininterrupta, com vínculo ativo.
A seleção se dará em três etapas: prova de conhecimentos, análise do Currículo Lattes e da proposta preliminar de trabalho e prova oral. As inscrições terão início em 18/12/2023 e vão
até 19 de fevereiro de 2024.
Educação permanente: as trilhas formativas dos profissionais do programa Mais Médicos
Em maio de 2023, diversos representantes e gestores da área da educação da Fiocruz estiveram na sede da Organização Pan-Americana de Saúde, em Brasília, para discutir a proposta de trilhas formativas dos profissionais do programa Mais Médicos, particularmente da oferta de mestrados profissionais. No encontro, o diretor de Programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, apontou que o mestrado faz parte da reformulação do Mais Médicos, que busca ser mais atrativo aos profissionais do país, aumentando o tempo de permanência no programa, em especial nas áreas mais vulneráveis e de difícil acesso do país.
—
Texto: Isabela Schincariol