Paraná sedia encontro da rede de centros de inteligência estaduais para gestão do SUS

Foto: Sesa Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta segunda-feira (11), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o 4º Encontro da Rede do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Rede Cieges). Sediado pelo Governo do Estado, o evento tem como objetivo promover a troca de experiências e de práticas bem-sucedidas entre os estados, servindo como referência para aprimorar a organização de dados e fortalecer a inteligência aplicada à gestão do Sistema Único de Saúde.

O Paraná se destaca com diversas iniciativas inovadoras na área da saúde digital. Um dos principais exemplos é a nova plataforma “Paraná Saúde Digital”, financiada 100% pelo Governo do Estado. Com assinatura do documento que oficializa seu lançamento, ela utiliza Inteligência Artificial para aprimorar e unificar dados e informações à gestão em saúde pública.

A ferramenta já permite uma visão integrada da Atenção Primária, prestada nos municípios e que é a porta de entrada do SUS, e incluirá também a Atenção Especializada, a Regulação, o Financiamento, entre outras questões fundamentais para a Rede de Atenção à Saúde no Estado.

De acordo com o vice-governador Darci Piana, uma das prioridades do Governo do Estado é transformar o Paraná em referência na área de saúde pública, inovação e tecnologia.

“O Paraná está na dianteira da saúde digital no Brasil. A implantação da plataforma e a nossa parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde fortalecem a saúde em todo o Estado e permitem oferecer serviços de qualidade e acessíveis para a população. Estamos investindo na saúde como prioridade para garantir um Paraná mais forte e bem atendido”, declarou.

Outro ponto de destaque para o Paraná foi a adesão dos 399 municípios paranaenses ao Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde (MS), que visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e fortalecer a infraestrutura tecnológica nos municípios. A participação dos municípios nesse programa reflete o compromisso estadual com a modernização e ampliação do acesso à saúde em todas as localidades.

Em 2023, o Paraná também foi pioneiro no desenvolvimento do GeoConass Arboviroses, em parceria com o Conass. O sistema, por meio de geoprocessamento, permite o monitoramento espacial, adotar medidas para bloquear de casos e avaliação de intervenções. Essa tecnologia, essencial para a vigilância em saúde, fortalece a capacidade de o Estado responder rapidamente a surtos e epidemias.

Para o secretário estadual da Saúde, César Neves, o evento é uma oportunidade de colocar o Paraná na vanguarda da gestão em saúde digital. “Estamos construindo uma gestão de saúde mais integrada e inteligente, que garante maior eficiência na aplicação de recursos e mais qualidade no atendimento ao cidadão. O Paraná Saúde Digital é um marco nesse processo, e o encontro da Rede Cieges reforça nosso compromisso com a saúde de todos os paranaenses”, afirmou.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, também enfatizou o compromisso do Estado com a qualidade do atendimento à população. “Com o 4º Encontro da Rede de Centros de Inteligência Estaduais reafirmamos o compromisso com a organização de dados e informações estratégicas para a tomada de decisão em tempo oportuno, buscando agilidade e efetividade na gestão do SUS, e visando beneficiar diretamente a população”, declarou.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), Fábio Baccheretti, a troca de experiências é fundamental para a construção da saúde pública. “É sempre importante lembrar que o Conass nasceu no Paraná, em 1982, o que torna esse evento ainda mais especial. Poder reunir  experiências de toda a Federação é fundamental para que criar um ambiente de saúde cada vez mais integrado e que una as melhores práticas”, avaliou.

PROGRAMAÇÃO – Realizado em parceria com o Conass, o evento, que acontece nesta segunda e terça-feira (11 e 12), conta com mesas redondas, discussões e apresentações sobre as experiências exitosas implementadas pelos estados que compõem a Rede, além de uma visita à sede da Sesa e Cieges estadual para apresentar o espaço digital da pasta.

 


Fonte: Sesa Paraná

Conteúdo Relacionado