Painel Covid- 19 completa 1.500 dias no ar

Ferramenta criada para suprir o apagão de dados do governo federal de então, consolidou-se como uma das principais fontes de informação para gestores e profissionais de saúde

 

O ano era 2020 e a pandemia de Covid-19 crescia assustadoramente em todo o mundo. No Brasil não era diferente e os casos da doença, assim como o número de óbitos, não paravam de crescer.

Em junho, em uma decisão que pegou a todos de surpresa, o então governo federal brasileiro optou pela não divulgação dos números de casos e óbitos da doença, piorando ainda mais o cenário de medo e incertezas da população e dos profissionais de saúde, que lutavam diariamente para salvar vidas.

Diante do apagão de dados e conhecedores da importância dessas informações para o enfrentamento da pandemia, os secretários estaduais de saúde tomaram uma decisão corajosa e que exigiu muito comprometimento da equipe técnica do Conass: a criação do Painel Conass Covid-19 que traria à público as informações diárias da situação da doença no País. A decisão foi tomada no dia 06 de junho e, já no dia seguinte, a ferramenta estava no ar.

Hoje, 16 de junho de 2024, completamos 1.500 dias de divulgação destes dados, servindo como referência não só para os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também para a imprensa brasileira e mundial, contabilizando acessos por todos os países do mundo.

Criado pelo corpo técnico do Conass por meio do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (CIEGES), o painel concentra dados de todas as Secretarias Estaduais de Saúde.

Nesta marca de 1500 dias no ar, resgatamos um momento histórico de coragem e determinação da gestão estadual de saúde em prol da transparência e da necessidade de se agir diante da onda de negacionismo que tomou o País, no auge da maior emergência sanitária já vivida. 

Fábio Baccheretti, presidente do Conass, comemorou o marco e disse que o painel foi e continua sendo a principal ferramenta de confiança dos gestores de saúde. “Agradeço à equipe do Conass por esse trabalho que é, sem sombra de dúvidas, a melhor ferramenta para a tomada de decisão em relação à Covid-19.

Atualmente, o painel Covid-19 divulga, todas as quintas-feiras, às 15h30, o consolidado de dados por semana epidemiológica, permitindo assim manter adequado monitoramento da evolução da Covid-19 no Brasil.

Assessoria de Comunicação do Conass