Mais de 60 profissionais de todo o Brasil reúnem-se no Conass para fortalecer a atenção primária

A apresentação da nova equipe da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (Saps), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da equipe da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), foram destaques na Câmara Técnica do Conass de Atenção Primária à Saúde (CTAPS). Coordenada pela assessora técnica Maria José Evangelista, o encontro reuniu, em Brasília, técnicos das secretarias estaduais de saúde para a discussão de temas estruturantes da área.

As equipes falaram sobre as perspectivas de atuação na secretaria e ouviu as principais necessidades dos estados em relação à Atenção Primária à Saúde (APS) e se colocaram à disposição para auxiliar a gestão estadual no fortalecimento da APS.

Na reunião, as assessoras técnicas do Conass Luciana Vieira e Luciana Tolêdo, também conversaram com os técnicos das SES e explicaram o pleito levantado pelo Conass acerca da necessidade de revisão da Política Nacional de Regulação e apresentaram as atualizações do Programa Mais Acesso a Especialistas. Os temas foram pautados na reunião da Câmara Técnica do Conselho de Atenção à Saúde que antecedeu a CTAPS.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass

O encontro teve ainda a participação de representantes do Ministério da Saúde e de convidados externos, que pautaram temas como manejo clínico na APS, Rede Alyne, condicionantes do Bolsa Família e Programa Saúde no Campo. Também foram apresentados os cenários do projeto de Planificação da Atenção à Saúde nos estados e a situação do projeto de Telessaúde.

O fortalecimento da APS é uma prioridade do Conass desde 2003 quando, em Sergipe, os secretários estaduais de saúde à época, definiram que ela deveria ser qualificada. “Desde então temos trabalhado para isto”, disse o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, que citou ainda a necessidade de qualificar a formação profissional e a assistência.

Assessoria de Comunicação do Conass