O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, nesta segunda-feira (23), mais uma visita da equipe de saúde do projeto “Children’s Heart Link”, uma organização não governamental norte-americana. A ONG firmou parceria com o Hospital de Messejana em 2015 e anualmente visita à instituição. Os profissionais ficam na unidade até sexta-feira (27). A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, o secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Lauro Perdigão, a direção do HM e a coordenação do Serviço de Cardiologia Pediátrica, receberam a comitiva.
Durante as boas-vindas, a secretária destacou as necessidades da unidade, em especial os planos do governo para o HM e para a saúde do Estado. Ela ressaltou a importância da parceria: “O HM é referência no diagnóstico e tratamento de cardiopatias congênitas, atendendo demandas de todos os municípios cearenses e até de outros estados. Temos trabalhado para priorizar a saúde e a descentralização dos atendimentos. Essa parceria só tende a crescer e se fortalecer, uma vez que o HM forma especialistas. Contamos com a ajuda e o conhecimento de vocês para podermos melhorar e aperfeiçoar ainda mais os nossos serviços”, afirmou.
O projeto “Children’s Heart Link” presta assistência a hospitais de países em desenvolvimento que atuam na área de cardiologia pediátrica. A equipe oferece suporte educacional e logístico para melhorar os resultados, focando na redução de infecções e mortalidade no tratamento de cardiopatias congênitas.
Os profissionais da ONG participarão de atividades teóricas e práticas, palestras e troca de experiências sobre atendimento pediátrico e transplantes cardíacos em crianças até a próxima sexta-feira, 27 de setembro. A comitiva que visita o HM é composta por cardiologistas pediátricos, cirurgiões, intensivistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e enfermeiros. Eles promovem a educação em saúde e reforçam a importância de a equipe passar por constantes treinamentos.
A ONG também facilita a ida de profissionais do Hospital de Messejana a Seattle, nos Estados Unidos, onde está localizado o centro parceiro do projeto. Nessas viagens, são oferecidas aulas, minicursos e vivências no serviço, permitindo que os profissionais conheçam a rotina e os procedimentos adotados.
A parceria já trouxe muitos resultados positivos para a pediatria do Hospital de Messejana, como a redução da taxa de infecções relacionadas a cateter, da mortalidade cirúrgica, e a reestruturação de processos administrativos, entre outros.
Durante as visitas ao equipamento da Sesa, as equipes passam uma semana acompanhando o trabalho desenvolvido na Unidade de Pediatria e contribuindo com melhorias no atendimento humanizado aos pacientes e suas famílias. Também são fornecidas orientações sobre como produzir com menor custo e maior eficiência, permitindo que mais crianças sejam operadas e curadas.
O setor possui 20 leitos de enfermaria, nove leitos de UTI Pediátrica e oito de UTI Pós-Operatório. A instituição interna, em média, 135 crianças por mês, das quais 36 são atendidas nas UTIs. A equipe realiza cerca de 22 cirurgias mensais. Os pacientes vêm de várias cidades do Ceará e de outros estados do Norte e Nordeste do Brasil. Até o momento, a unidade já realizou 87 transplantes cardíacos, cinco deles em 2024.
“Reduzimos significativamente as taxas de infecção relacionadas a cateter. Ficamos dois anos sem casos de infecção em corrente sanguínea associada a cateter venoso. Estruturamos diversas tarefas administrativas e aprimoramos a avaliação dos casos antes de cada operação, o que resultou na diminuição da mortalidade pós-operatória. Temos várias metas e trabalhamos constantemente para alcançá-las. Tudo isso em benefício dos nossos pacientes”, destaca a médica Klébia Castelo Branco, coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do HM.
“A equipe do Hospital de Messejana desenvolve um trabalho de alta qualidade. São profissionais comprometidos com a excelência no tratamento e dedicados a melhorar a saúde dos pacientes. É um grande time, e essa parceria de quase 10 anos nos traz muita alegria”, conclui Andreas Tsakistos, diretor do projeto Children’s Heart Link.
—
Fonte: SES/CE
Assessoria de Comunicação da Hospital de Messejana
Texto: Jessica Fortes
Fotos: Jessica Fortes; Ascom/Casa Civil