Hemu promove capacitação para prevenir infecção urinária em pacientes da UTI

 Qualificação dos profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Materna da unidade do Governo de Goiás é focado na adoção de medidas de cuidado de higiene, em especial das mãos

Enfermeira e coordenadora do Sciras do Hemu, Lidiane Fiqueiredo ministra capacitação
O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio do Serviço de Controle de Infecção Relacionado a Assistência à Saúde (Sciras), promoveu, na sexta-feira (27/12), uma capacitação para profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva Materna . A intenção foi esclarecer sobre a prevenção da infecção urinária por meio da adoção de medidas de cuidado de higiene, em especial das mãos.
A enfermeira e coordenadora do Sciras, Lidiane Fiqueiredo, foi quem ministrou a capacitação. Ela explicou sobre os principais temas abordados. “Nós falamos especialmente sobre os cuidados de higiene na hora de manusear o cateter para evitar contaminação porque essa é a principal forma de contrair a infecção urinár.ia em pacientes que utilizam sonda há mais de dois dias”, observou. Nota técnica da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) informa que as infecções do aparelho urinário associadas a cateter são as mais comuns enquanto o paciente está na UTI
“Além disso, listamos os principais meios de prevenção que são: indicação adequada do uso de cateter vesical, garantia da técnica asséptica na inserção do cateter, preenchimento do checklist de inserção segura, manutenção e posicionamento do sistema coletor de urina, higiene das mãos e higiene perineal. Ao final, foi realizada uma dinâmica para verificar se os profissionais absorveram todo o conhecimento”, afirmou.
Já a coordenadora de enfermagem da UTI Materna, Aparecida Marinho de Lima, agradeceu a capacitação e disse que é muito importante para atualização dos profissionais. “Por mais que seja algo que está inserido no dia a dia dos profissionais de enfermagem, é sempre muito bom se manter atualizado para evitar erros e promover cada vez mais um atendimento de excelência para as nossas pacientes. Este é o nosso principal objetivo: de sempre fazer o melhor por elas e para elas”, declarou.

Ascom SES-GO
Ana Cleia (texto e foto)/IGH