{"id":11213,"date":"2016-04-24T12:20:51","date_gmt":"2016-04-24T15:20:51","guid":{"rendered":"http:\/\/www.conass.org.br\/guiainformacao\/?page_id=11213"},"modified":"2016-05-04T10:00:32","modified_gmt":"2016-05-04T13:00:32","slug":"vinculoscontratacao","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/www.conass.org.br\/guiainformacao\/vinculoscontratacao\/","title":{"rendered":"V\u00ednculos\/Contrata\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

A heterogeneidade de v\u00ednculos \u00e9 outro fator importante que comp\u00f5e esse conjunto de transforma\u00e7\u00f5es. As novas formas de \u201ccontrato\u201d mudam os mecanismos de ingresso e a manuten\u00e7\u00e3o do trabalhador, estabelecendo novas rela\u00e7\u00f5es de trabalho, acarretando que gestores, em todos os n\u00edveis, tenham que adquirir compet\u00eancias que os habilitem como negociadores e administradores da for\u00e7a de trabalho.<\/p>\n

Um avan\u00e7o importante da estrutura\u00e7\u00e3o da pol\u00edtica de gest\u00e3o do trabalho foi a assimila\u00e7\u00e3o do conceito de gest\u00e3o do trabalho em substitui\u00e7\u00e3o ao de recursos humanos, que se objetiva pelo deslocamento da sua vincula\u00e7\u00e3o \u00e0 ci\u00eancia da administra\u00e7\u00e3o. Antes subordinado \u00e0 \u00f3tica de quem exerce alguma fun\u00e7\u00e3o de ger\u00eancia de capacidade de pessoas, assim como de recursos materiais e financeiros, com vistas a uma utiliza\u00e7\u00e3o mais racional e eficiente, agora absorve o conceito de for\u00e7a de trabalho da economia pol\u00edtica com o uso descritivo e anal\u00edtico dos fen\u00f4menos de mercado de trabalho. Essa vis\u00e3o tamb\u00e9m tem impregnado as novas formas de constru\u00e7\u00e3o de pol\u00edticas, aperfei\u00e7oada \u00e0 gest\u00e3o participativa.<\/p>\n

Descreveremos a seguir, suscintamente, as principais formas de contrata\u00e7\u00e3o utilizadas no SUS.<\/p>\n

Formas de contrata\u00e7\u00e3o direta:<\/strong><\/p>\n

– Servidor estatut\u00e1rio<\/strong> \u2013 o servidor estatut\u00e1rio mant\u00e9m v\u00ednculo de trabalho com a administra\u00e7\u00e3o do estado, cujo ingresso \u00e9 feito pelo concurso p\u00fablico. Tem remunera\u00e7\u00e3o, vantagens e condi\u00e7\u00f5es previdenci\u00e1rias estabelecidas no estatuto, que constitui um conjunto de normas legais a que a pessoa adere no momento de sua entrada para o servi\u00e7o p\u00fablico. Trata-se do Regime Jur\u00eddico \u00danico (RJU), adotado pela Uni\u00e3o, unidades federadas e munic\u00edpios, como colet\u00e2nea de normas gerais.<\/p>\n

– Servidor celetista<\/strong> \u2013 a mudan\u00e7a criada pela Emenda Constitucional n. 19\/1998<\/a> estabelece que os empregados p\u00fablicos ocupem empregos p\u00fablicos, subordinados \u00e0s normas da Consolida\u00e7\u00e3o das Leis de Trabalho<\/a> (CLT). S\u00e3o contratados por prazo indeterminado para exerc\u00edcio de fun\u00e7\u00f5es na administra\u00e7\u00e3o direta, aut\u00e1rquica e fundacional. Os empregados p\u00fablicos n\u00e3o tem estatuto pr\u00f3prio, sendo regulados por lei espec\u00edfica, tal como a Lei 9.962\/2000<\/a>, que disciplinou o emprego p\u00fablico no \u00e2mbito da administra\u00e7\u00e3o federal. O celetista observa uma rela\u00e7\u00e3o contratual, embora sua liberdade de negocia\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os e condi\u00e7\u00f5es de trabalho seja mais r\u00edgida ou determinada por dispositivos legais e normas gerais diferentes das que acontecem na administra\u00e7\u00e3o privada.<\/p>\n

– Regime especial\/Contratos tempor\u00e1rios<\/strong> \u2013 A Lei n. 8.745, de 9 de dezembro de 1993<\/a>, define que \u201c nos termos da Constitui\u00e7\u00e3o Federal de 1988, art. 37,IX, pode-se considerar sob regime especial os servidores\u00a0 contratados por tempo determinado para atender a necessidade tempor\u00e1ria de excepcional interesse p\u00fablico, na conformidade da lei. As contrata\u00e7\u00f5es podem ser sem concurso, por um prazo curto, e s\u00e3o utilizadas nos casos de calamidade p\u00fablica, epidemia, vacina\u00e7\u00e3o em massa, entre outras excepcionalidades do interesse p\u00fablico.\u201d Nesta modalidade os servidores s\u00e3o regidos pela Consolida\u00e7\u00e3o das Leis do Trabalho e o Regime Geral da Previd\u00eancia Social, sendo garantidos, portanto, benef\u00edcios similares aos que desfrutam os trabalhadores regidos pela CLT.<\/p>\n

– Regime especial\/Cargos comissionados<\/strong> \u2013 ocupantes de cargos comissionados que n\u00e3o s\u00e3o servidores efetivos, ou seja, os que s\u00e3o livremente nomeados pelas autoridades para exerc\u00edcio destes cargos.<\/p>\n

\u00a0Formas de contrata\u00e7\u00e3o indireta:<\/strong><\/p>\n

– Terceiriza\u00e7\u00e3o:<\/strong><\/p>\n