Gabinete de Crise para Combate às Arboviroses tem apoio de entidades da área da saúde para atualização sobre manejo clínico e fluxo de atendimento aos profissionais que atuam na assistência aos pacientes
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), se reuniu com entidades representativas da área da saúde para discutir ações de prevenção e manejo dos casos de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Goiás. A parceria entre a SES-GO e as entidades foi definida durante reunião do Gabinete de Crise para Combate às Arboviroses realizada na manhã de terça-feira (23/01), com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (AHPACEG), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e Sociedade Goiana de Pediatria.
O Gabinete de Crise para Combate às Arboviroses constitui uma estratégia do Governo de Goiás para minimizar a infestação do Aedes aegypti no território goiano e reduzir de forma considerável os índices de morte por dengue. Até o momento, o Estado, por meio da SES-GO, estruturou o gabinete em 91 municípios considerados vulneráveis, onde o número de casos de dengue atingiu o limite aceitável em proporção ao número de habitantes.
Conhecimento e qualificação
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, assinalou, durante a reunião, que a união de esforços com as entidades da área da saúde é fundamental para atenuar a gravidade dos casos de dengue em todo o Estado, na medida em que proporciona ainda mais conhecimento científico e qualificação aos atendimentos.
O superintendente de Planejamento da SES, Rasivel dos Reis Santos, acentuou que os gabinetes farão a gestão contínua da crise e que a parceria com as entidades da área da saúde vai possibilitar que aconteça o menor índice possível de mortalidade por dengue. Durante a reunião, ficou acertado que equipes do Cremego vão participar das atualizações dos profissionais de saúde dos municípios sobre manejo clínico para os casos de dengue. Também ficou viabilizada a realização de lives sobre a assistência ao público infantil e fluxos de atendimento, com a participação de representantes da Sociedade Goiana de Pediatria.
Estiveram presentes na reunião a presidente do Cosems-GO, Patrícia Palmeira de Brito Fleury; o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou; o primeiro vice-presidente do Cremego, Rafael Cardoso Martinez; a presidente e a secretária-geral da Sociedade Goiana de Pediatria, Valéria Granieri e Juliana Melgaço.
—
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial GO