Governo do Estado supera próprio recorde e realiza mais de 2​50 mil cirurgias eletivas em 2024

Foto: SES/SC

Devolver a dignidade para as pessoas que aguardam por uma cirurgia é a missão do Governo de Santa Catarina. O que é confirmado com os números expressivos das cirurgias eletivas realizadas este ano. Até o dia ​29 de dezembro foram realizados 2​51 mil procedimentos, destes 1​59.​631 mil com internação e 91.525 mil (até outubro/2024) oftalmológicos. Um crescimento de ​mais de 25% em relação a todo o ano de 2023.

Quando comparados os números de procedimentos apenas com internação, no mesmo período de 2023, o crescimento é de 27,5%. Se comparado a 2022 é ainda maior, um aumento de 6​0%.

“Quando assumi o governo fiz um compromisso de diminuir o sofrimento das pessoas, principalmente aquelas de aguardavam anos por uma cirurgia, pegamos​ situações de pessoas aguardando a mais de 15 anos, estamos devolvendo a esperança para os catarinenses para que tenham uma qualidade de vida melhor​. Em 2024 fizemos o orçamento aplicado na saúde foi o maior da história”, destaca o governador Jorginho Mello.

Os bons resultados são reflexos das ações desenvolvidas desde 2023, como a priorização dos pacientes oncológicos, implantação da Linha de Cuidado à Atenção Integral ao Paciente Oncológico e a Política Estadual de Alta Complexidade em Ortopedia. Além do ​​Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense com o pagamento de até 12 vezes a mais que a Tabela do SUS em alguns procedimentos.

“A parceria com toda a rede de hospitais​, municípios e o comprometimento das equipes está sendo fundamental para seguirmos avançando com essas ações. Ampliamos o número de hospitais, trouxemos mais oito prestadores que anteriormente atendiam apenas pacientes particulares, habilitamos serviços de alta complexidade​, abrimos mais 254 leitos de UTI em várias regiões e vamos continuar avançando. Com isso, ​vamos aumentando a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera passo a passo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

Assessoria de Comunicação SES/SC