Em visita à sede do Conass, diretoria da Synergos debate novos projetos em parceria

 Em visita à sede do Conass, diretoria da Synergos debate novos projetos em parceria

Para trabalhar e valorizar os profissionais de saúde, promovendo diálogo sobre política de gestão de pessoas, o Conass e o Instituto Synergos, fizeram uma parceria para aprofundar as questões de saúde mental e resiliência com profissionais de Saúde. Para dar continuidade e debater novos projetos, o instituto visitou hoje (09), a sede do Conselho com intuito de trabalhar no desenvolvimento de novos líderes. “Queremos ajudar a melhorar o sistema de saúde, aumentar a consciência de si mesmo, dos outros e do sistema que se deseja mudar. Além disso, construir relações sustentáveis, que possam levar as parcerias adiante”, disse Peggy Dulany, presidente da Synergos.

Synergos é uma organização global pioneira na abordagem “Liderança de Conexão”, que constroi confiança e colaboração para resolver problemas complexos. “Atuamos de forma colaborativa para apoiar parceiros locais e internacionais, criando mudanças sistêmicas e melhorando vidas”, comentou Camille Massey, diretora executiva da instituição.

Para o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, o encontro é uma excelente oportunidade para entender o papel da instituição e pensar em novos trabalhos conjuntos. “A parceria deu muito certo. Queremos desenvolver novos projetos que contribuam com o Sistema Único de Saúde (SUS). Entendemos que, para apoiar os profissionais e fazer um sistema de saúde melhor, precisamos de boas parcerias”, comentou Frutuoso.

A parceria do Conselho com a instituição, surgiu para formar gestores de trabalho e educação em dezesseis estados brasileiros. O  objetivo foi fortalecer e valorizar os profissionais de saúde e promover o diálogo sobre política de gestão do trabalhador. “Fizemos uma parceria para fortalecer os profissionais de saúde, fortalecendo o diálogo sobre política de diversidade, equidade e inclusão”, disse Haroldo Pontes, assessor técnico do Conass.

 Chong-Lim Lee, diretora de Programas Globais na Synergos, refletiu sobre os enfrentamentos do mundo contemporâneo, dos problemas complexos que o mundo enfrenta e que demandam abordagens mais colaborativas.” Sabemos que o trabalho em conjunto faz diferença e gera melhores soluções do que o trabalho feito por uma pessoa só”, destacou.

 Experiência da parceria no Distrito Federal (DF)

 A diretora para a América Latina do Synergos, Silvia Morais, que participou de perto dos encontros da formação dos gestores de trabalho, disse que a iniciativa foi um passo essencial na busca por soluções mais eficazes para as secretarias. “Queremos formar líderes para gestão de ambientes de trabalho saudáveis e respeitosos das unidades de saúde”, observou.

 Já Mabelle Roque, da coordenação de Inovação e Gestão do Conhecimento da secretaria de saúde do DF, que participou da etapa da formação, disse que a experiência foi enriquecedora para seu trabalho. “Tivemos uma construção coletiva no curso. Houve um cuidado em ouvir, ajustar, planejar, e parar para pensar no que os gestores precisam melhorar no ambiente de trabalho”, comentou.

 Para o secretário de saúde do Distrito Federal, Juracy Cavalcante Lacerda, a parceria é de extrema importância para ter profissionais mais preparados para mudança e ter gestores mais engajados. “É uma construção de um tema que precisa avançar cada vez. Precisamos capacitar cada vez mais nossos profissionais de saúde, e essa parceria vai nos ajudar muito”, finalizou.

A reunião também contou com a presença da coordenadora técnica do Conass, Rita Cataneli, o assessor para Relações Internacionais, Fernando Cupertino e o coordenador de administração e de finanças do Conselho, Antonio Carlos Junior.

Assessoria de Comunicação do Conass