Fortalecer a relação entre o Conass, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e a Umane a fim de desenvolver projetos relevantes que potencializem o Sistema Único de Saúde (SUS), foi o mote principal de uma reunião realizada esta semana em São Paulo, com o secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso, a representante da Opas no Brasil, Socorro Gross, o presidente do Conselho de Administração da Umane, William Bennett, a superintendente da Associação, Thaís Junqueira e conselheiros e membros do Comitê de Filantropia.
“Queremos trabalhar de maneira sequenciada, não só na Planificação da Atenção à Saúde, mas também em projetos futuros que possam fortalecer o SUS. Já temos uma parceria de mais de década com a Opas e agora estamos agregando a Umane a esta relação”, disse o secretário executivo do Conass.
A Planificação da Atenção à Saúde, mencionada por Frutuoso, também esteve no escopo da reunião. Em Pernambuco e Ceará, este projeto é desenvolvido por meio da parceria entre as três instituições e agora o objetivo é aprimorá-lo onde ele já está em desenvolvimento e expandi-lo para outros estados que tenham interesse.
Para Socorro Gross é um privilégio trabalhar com o Conass, um parceiro ao qual a Opas coopera em diversas ações de saúde em prol do fortalecimento do SUS, e com a Umane, que apoia, desenvolve e acelera iniciativas de prevenção de doenças e promoção à saúde. “Juntos estamos contribuindo com a implantação de projetos como a Planificação da Atenção à Saúde nos territórios e com a rede de atenção à saúde nos estados brasileiros, apoiando o corpo técnico gerencial das secretarias Estaduais e Municipais. Reforço aqui o nosso compromisso de expandirmos essas parcerias para outros temas, para levarmos mais saúde para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás”, ratificou.
Já o presidente do Conselho de Administração da Umane, William Bennett, afirmou que, atuar em conjunto com o Conass e a Opas é, além de uma satisfação, parte importante da atuação da Associação. “Nós exercemos o objetivo social de contribuir com a saúde no Brasil por meio de parcerias, colaborando com o poder público e em conjunto com a sociedade civil. Esta é uma parceria inovadora para contribuir com o fortalecimento do sistema de saúde”, concluiu.
—
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000