Brasília – A Câmara Técnica do Conass de Assistência Farmacêutica (CTAF) reuniu-se, segunda (18) e terça-feira (19), para a último encontro do grupo em 2023. A pauta da reunião foi a construção da agenda de temas prioritários no âmbito da Assistência Farmacêutica que deverão ser tratados no próximo ano.
Heber Dobis Bernarde, assessor técnico do Conass e coordenador da CTAF disse que a definição de prioridades servirá de base para os encaminhamentos institucionais do Conselho em nível central, sobretudo junto ao Ministério da Saúde.
Segunde ele, a definição das prioridades para a Assistência Farmacêutica (AF) foi realizada a partir de metodologia específica e com a amplo debate entre todos os representantes da Secretarias Estaduais de Saúde. “Tivemos a oportunidade de construir uma pauta de assuntos que refletem as principais questões que precisam de encaminhamentos e respostas urgentes quando pensamos no fortalecimento da AF no Sistema Único de Saúde e na saúde dos nossos cidadãos”, ressaltou.
Destacam-se como temas prioritários: a criação de centros de terapia assistida; a realocação de medicamentos entre os componentes da AF; e o financiamento e acesso adequado dos medicamentos oncológicos incorporados.
—
Assessoria de Comunicação do Conass