Técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde reuniram-se ontem e hoje (29), em Brasília, para a reunião da Câmara Técnica do Conass de Atenção à Saúde (CTAS), coordenada pelas assessoras técnicas Eliana Dourado e Luciana Tolêdo. Foi debatido a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência (PNAISPD), a metodologia Diagnosis Related Groups (DRG), entre outros.
“As reuniões das câmaras técnicas têm um papel fundamental há muitos anos e vêm dando um resultado maravilhoso quando se trata de aprofundar as políticas de saúde. A presença de vocês aqui é fundamental para que os secretários saibam o que tem sido debatido durante o encontro, para que assim, eles consigam qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito dos estados”, disse o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso.
Eliana Dourado, assessora técnica do Conselho e coordenadora da CTAS, ressaltou a importância da interação dos técnicos dos estados nos principais debates para a construção e aperfeiçoamento das políticas de saúde. “Trata-se de um espaço privilegiado de debate e fomento de políticas relevantes e temas de assistência à saúde proporcionando a troca de experiências entre os estados”, disse.
No segundo dia do encontro, o presidente do Conass, Fabio Baccheretti falou sobre a experiência de Minas Gerais com a ferramenta DRG. “É uma ferramenta essencial para saber se os pacientes estão recebendo uma assistência adequada nos hospitais. Entregar valor em saúde é a resposta para ter eficiência e redução dos desperdícios. Para alcançar esse patamar, é necessário mensurar os dados e identificar as oportunidades de melhoria”, disse.
Durante o encontro, os técnicos também debateram os principais avanços e desafios vivenciados nas secretarias referente à temática da atenção especializada no SUS.
—
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000