Conass realiza oficina para capacitação de trabalhadores da Saúde do Ceará no monitoramento de informações estratégicas

Presente na abertura do evento, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou que esses dados são fundamentais para demonstrar a efetividade dos trabalhos desenvolvidos pela pasta

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu a Oficina de Monitoramento dos Indicadores do Planejamento de Planificação da Saúde, nesta segunda-feira (22), na Sesa. A intenção do evento, que acontece até esta terça (23), é reunir dados técnicos das várias áreas da saúde, a nível nacional, estadual e municipal, para facilitar a tomada de decisão dos gestores.

A oficina é ministrada pelo gerente do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges), Sandro Terabe, e desenvolve atividades com foco na operacionalização do Projeto De Braços Abertos.

A iniciativa, lançada  pelo Governo do Ceará em abril deste ano, conta com o apoio do Conass, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da associação sem fins lucrativos Umane.

Presente na abertura do evento, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou que esses dados são fundamentais para demonstrar a efetividade dos trabalhos desenvolvidos pela pasta. “Espero que, com a ajuda do Cieges no nosso Ceará, os nossos servidores possam interpretar melhor esses dados”, disse.

Segundo Sandro Terabe, a Planificação e o Centro de Inteligência Estratégica são extremamente importantes para o desenvolvimento de políticas de saúde e devem ter processos integrados. “Nosso objetivo é integrar esses dois processos porque tanto o Cieges como a Planificação têm grande importância para o Conass e esses dados ajudam o gestor a tomar as decisões em tempo oportuno e também embasado em informações relevantes”, ressaltou.

Segundo Sandro Terabe, a Planificação e o Centro de Inteligência Estratégica são extremamente importantes para o desenvolvimento de políticas de saúde

Para a assessora técnica da Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps), Sayonara Cidade, essa oficina irá contribuir também para o planejamento e avaliação das ações de diversas áreas da saúde. “Com a integração desses painéis, poderemos perceber o que está dando certo e o que precisa ser corrigido, para que a tomada de decisão do gestor seja eficiente e eficaz. Ao fim da oficina, será criado um espaço operacional para condensar todos os dados, para que as áreas técnicas possam informar em painéis integrados”, explica.

Sobre a Planificação

Na saúde, a Planificação é uma metodologia de planejamento que visa reorganizar e qualificar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde. O trabalho é feito por meio de construção coletiva de planos de ação para a melhoria da assistência, garantindo integração com os demais níveis de atenção.

Fonte: SES/CE