Com a presença do secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões Corrêa e da secretária adjunta, Christinne Maymone, o assessor técnico do Conass, Sandro Terabe, ministrou nos dias 27 e 28 de fevereiro, uma oficina do Centro de Inteligência de Gestão Estratégica Estadual do SUS (Cieges), com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e de todos os coordenadores das áreas técnicas da SES/MS.
“Nosso objetivo foi apresentar como o Cieges pode contribuir com o Centro de Inteligência Estadual da Secretaria, na integração dos dados e na organização e análise dos painéis que eles já possuem”, esclareceu Terabe.
No segundo dia do encontro foi formado um grupo técnico que, durante 60 dias, trabalhará na construção de uma proposta que permita o alinhamento e a integração dos painéis da SES, com o objetivo de monitorar as políticas do Sistema Único de Saúde e do Plano Estadual de Governo e, principalmente, proporcionar a organização rápida de dados que possam auxiliar os gestores na tomada de decisões principalmente em emergências que demandem necessidade rápida de resposta.
“Todos ficaram muito motivados com essa oportunidade de integração dos dados que são produzidos nas várias áreas da secretaria, porque isso evita o retrabalho, além de otimizar o processo de trabalho”, concluiu o assessor técnico do Conass.
Para a secretária adjunta, Christinne Maymone, a oficina foi uma experiência gratificante e valiosa para os técnicos que puderam se debruçar nos sistemas de informação utilizados na SES. “Pudemos pensar e dialogar sobre os nossos sistemas e, por meio do Cieges, traçar novas estratégias que nos permitam cada vez mais subsidiar o secretário de saúde e a todos os envolvidos na tomada de decisão baseada em evidências científicas de forma mais capacitada”, concluiu.
—
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000