Conass realiza oficina de implantação do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia para a Segurança do Paciente na SES/PE

Pernambuco foi palco da Oficina de implantação do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia da Segurança do Paciente (Negesp), cujo objetivo é fortalecer a implementação de estratégias voltadas à qualificação da assistência e apoio a alta gestão para redução de riscos aos pacientes.

A secretária estadual de saúde, Zilda do Rego Cavalcanti, reuniu gestores dos departamentos da secretaria estadual de saúde (SES) no encontro que abordou as estratégias necessárias para apoiar a alta gestão e a integração de todos os departamentos da SES para o fortalecimento da cultura de segurança e estruturação de planos de ação estaduais para a melhoria da qualidade da assistência. O evento contou com a assessora técnica do Conass, Carla Ulhoa, e a consultora, Helaine Capucho.

A criação do Negesp é um marco para Pernambuco, garantindo a institucionalização da segurança do paciente como prioridade na gestão estadual e promovendo articulação entre os diferentes níveis de atenção à saúde.

O evento reforça o compromisso do estado com a qualificação dos serviços de saúde e a promoção de um cuidado mais seguro e centrado no paciente.

Na oportunidade, Sandro Terabe, assessor técnico do Conass, e o consultor, Olavo Costa, se reuniram com o grupo e apresentaram o trabalho do Cieges Conass na transformação digital do Sistema Único de Saúde e no trabalho de organização dos dados. Pernambuco foi a primeira unidade da federação a implantar o Cieges. Hoje, eles terão uma reunião técnica com as referências da secretaria para auxiliar no processo de análise dos dados dos estados.

Assessoria de Comunicação do Conass