Conass participa do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

A secretária de saúde do Ceará e vice-presidente do Conass, Tânia Mara Coelho e assessores técnicos do Conselho, participaram do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que trouxe como tema principal – Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, também esteve presente no evento e destacou a importância da presença das pessoas que atuam nos diferentes campos da saúde do Brasil. “Neste Congresso vários ambientes irão debater diferentes temáticas do sistema de saúde, estimulados por fazer uma saúde mais justa, com ciência e trazer proposta para a saúde brasileira”, comentou.

Tânia destacou a presença dos profissionais e pesquisadores envolvidos com a saúde. Segundo ela, é um sinal claro que todos estão trabalhando com o mesmo propósito: inovar, transformar e fortalecer a saúde pública do nosso país. “Discutir o tema central é fundamental vencer as iniquidades em saúde se manifestam cada vez mais. As desigualdades sociais, econômicas e territoriais refletem diretamente no acesso e na qualidade dos serviços de saúde”, falou.  Além disso, ela observou que o mundo passa por um momento desafiador, onde as mudanças climáticas impactam diretamente a saúde humana e todo o nosso planeta. “Essa realidade nos provoca a uma reflexão profunda sobre nossas políticas públicas e como podemos efetivamente atuar para mudar este cenário”, disse.

O Congresso vai até o dia 6 de novembro e tem como objetivo promover o debate de temas prioritários para a efetivação das políticas para garantia do direito universal à saúde, a partir de experiências brasileiras e internacionais, sob as perspectivas acadêmicas. 

Debates

No primeiro dia de atividades, o coordenador de administração e de finanças do Conass, Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior, participou do Painel – Desafios e caminhos do financiamento para a sustentabilidade de sistemas universais de saúde.  Haroldo Pontes, assessor do Conselho, do IV Simpósio Internacional Trabalho e Educação e também da oficina de construção do curso de especialização de preceptoria para o ensino profissional.

Já a assessora, Luciana Vieira, foi debatedora no II Fórum Nacional de Políticas Estaduais de Atenção Hospitalar. Além disso, participou do painel que abordou as experiências estaduais do Ceará com a Política Estadual de Incentivo Hospitalar; do Pará com projetos inovadores do Governo do Estado, e de Roraima com a Implantação de Políticas de Saúde Voltadas aos Pacientes Indígenas em uma Instituição Hospitalar da Amazônia Legal. O evento também contou com a presença do assessor técnico, Henrique Vogado.

Assessoria de Comunicação do Conas