Para debater e conhecer as experiências de estados e municípios que atuam no Projeto Vida no Trânsito (PVT), aconteceu hoje, 14 de abril, o Webinário de Experiências do PVT. Durante o encontro, foram discutidos os determinantes sociais das lesões no trânsito, a relação entre mobilidade urbana e saúde, e as estratégias intersetoriais implementadas nos territórios.
E para falar da atuação do Conass no Fortalecimento do PVT, o webinário contou com a participação do secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso. “O Conass já vem discutindo esse tema há alguns anos. Estamos buscando melhorar e motivar os estados para que continuem com essa preocupação em salvar vidas no trânsito. Estamos buscando soluções para que o Sistema Único de Saúde avance cada vez mais nessa área”, disse.
Além disso, Jurandi apresentou o projeto de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito (e-Transitar), com adesão de 15 Secretarias de Estado da Saúde das cinco regiões do Brasil. Ele também destacou o Seminário Internacional promovido pelo Conass em 2017, com as participações de representantes dos governos de Portugal, Espanha, Canadá, França e Argentina. “Com base nos debates do seminário internacional, elaboramos um documento que foi entregue ao presidente da república e depois foi base para o livro Conass Debate n. 45, disponível gratuitamente na biblioteca digital do Conselho”, destacou.
Durante o webinário, a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Viviane Inácio, destacou que a meta da campanha é também envolver a sociedade para que haja uma maior conscientização. “É preciso envolver a sociedade nesta causa. Precisamos olhar para os dados e trabalhar para subsidiar os gestores e avançar cada vez mais”, afirmou.
A diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Letícia Cardoso, disse que essa discussão é relevante para elaborar ações sociais na prevenção de sinistros de trânsito e promoção da saúde e segurança no trânsito. “O envolvimento dos estados e municípios é fundamental para promover e incentivar debates sobre a gestão, governança, sustentabilidade e experiências na execução de políticas públicas para redução das lesões graves e fatais no trânsito”, comentou.
Segundo ela, a diminuição de acidentes de trânsito no país acontecerá com o fortalecimento e a capacidade dos principais setores de prevenir a violência por meio da colaboração multissetorial.
O próximo encontro acontecerá no dia 28 de abril, com transmissão pelo Canal da SVSA: bit.ly/canalsvsa
—
Assessoria de Comunicação do Conass