Conass participa de missão internacional para conhecer o Sistema Nacional de Saúde de Portugal

Delegação brasileira em visita à Direção Geral de Saúde

A assessora técnica do Conass, Tereza Cristina, faz parte da delegação brasileira que está em Portugal para conhecer e trocar experiências sobre o Sistema Nacional de Saúde, com ênfase na regulação.

O convite para a missão partiu do Ministério da Saúde e, além do Conass, fazem parte do grupo representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde e pesquisadores da Universidade do Distrito Federal

As atividades tiveram início no dia 30 de setembro, quando a comitiva visitou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Unidade Local de Saúde São José, onde foram apresentados o Plano de Intervenção em Cirurgia e o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgias, ferramentas fundamentais na gestão de cirurgias eletivas.

Visita à Administração Central do Sistema de Saúde

No dia 1º de outubro, a delegação esteve nas instalações da Unidade de Saúde Familiar Marginal e na Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, onde foram abordadas estratégias de coordenação e integração dos cuidados em saúde, a partir da atenção primária.

Já no dia 2, a visita foi à Administração Central do Sistema de Saúde, seguida por uma reunião na Embaixada do Brasil em Lisboa, com o embaixador Raimundo Carreiro.

Hoje, 03 de outubro, a delegação esteve na Direção-Geral da Saúde, órgão que tem por missão regulamentar, orientar e coordenar as atividades de promoção da saúde e prevenção da doença, bem como assegurar a elaboração e execução do Plano Nacional de Saúde.

 A missão termina amanhã, 04, em Porto, onde está prevista a visita à Entidade Reguladora da Saúde e à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. “Nossa expectativa é fortalecer as relações bilaterais e proporcionar uma oportunidade para o aprimoramento das políticas de saúde pública no Brasil, especialmente no que tange às questões da regulação do sistema de saúde”, disse a assessora técnica do Conass.

Assessoria de Comunicação do Conass