Conass participa da implementação do Projeto PROTECT no Brasil

O assessor técnico do Conass, Fernando Avendanho, participou hoje (10), em Brasília, da Implementação do Projeto PROTECT – Otimização da resposta às pandemias por meio de comunidades e territórios envolvidos na América do Sul – financiado pelo Fundo para Pandemias do Banco Mundial. Trata-se de uma iniciativa regional que envolve sete países da Bacia Amazônica.

O objetivo é aumentar a capacidade, a preparação e o compromisso dos países priorizados para a detecção oportuna, caracterização e resposta a futuras pandemias por meio da coordenação e cooperação intersetorial e multinível dos principais atores da Bacia Amazônica. As entidades executoras são a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Banco Mundial.

No âmbito da OPAS, o foco está na detecção e alerta oportunos de eventos, com ênfase no fortalecimento da vigilância baseada na comunidade, no aumento da capacidade laboratorial e na promoção da cooperação entre diferentes setores na perspectiva da abordagem “Uma Só Saúde”.

No Brasil, o Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) foi designado pela Ministra da Saúde como ponto focal do projeto. Além de ações em nível nacional, estão previstas atividades que envolvem municípios e estados da região Amazônica. Cabe mencionar que, em 2024, foi realizada uma ação no Rio Grande do Sul, durante a resposta às chuvas de abril/maio.

Assessoria de Comunicação do Conass