Conass debate o Pacto Interfederativo e o financiamento da Atenção Primária no XXII Congresso do Cosems-CE

Fábio Bacchereti Vitor, presidente do Conass, durante o XXII Congresso Cosems-CE (Foto: Cosems/CE)

O Conass marcou presença no XXII Congresso do Cosems-CE que acontece em Fortaleza, desde o dia 22 de março. O evento tem como tema central os desafios e soluções para a saúde pública na era digital e reúne gestores, técnicos municipais, profissionais da saúde e de outras áreas.

Fábio Baccheretti Vitor, presidente do Conass, apresentou a experiência de Minas Gerais no cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde (APS). 

Jurandi Frutuoso em debate sobre o pacto interfederativo no financiamento do SUS

Também houve o debate sobre as perspectivas e os desafios do pacto interfederativo no financiamento do Sistema Único de Saúde. Na ocasião, Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, abordou o cofinanciamento estadual como propulsor das políticas de saúde.

E, ao encontro do tema central do evento, Felipe Ferré, assessor técnico do Conselho, participou da mesa sobre os desafios e soluções para a saúde pública na era digital, onde falou sobre a integração nacional de dados em saúde.

O Congresso, que tem mais de 20 anos de tradição, termina nesta terça-feira (25), e tem como objetivo a troca de experiências e a consolidação de soluções inovadoras para o fortalecimento da saúde pública no estado e em todo o Brasil.

Um dos destaques é a Mostra “Ceará Aqui Tem SUS”, espaço destinado à apresentação de experiências exitosas dos municípios cearenses. As iniciativas, selecionadas por edital, evidenciam boas práticas na gestão e execução dos serviços de saúde, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre os municípios, valorizando ações que fazem a diferença no atendimento à população. Os melhores trabalhos concorrem a vagas na etapa nacional da mostra.

O evento é realizado anualmente com edições distribuídas entre a capital e interior, objetivando descentralizar as discussões e fortalecendo todas as regiões de saúde do estado. Ao longo dos anos ganhou notoriedade no segmento em nível nacional, se configurando como um dos mais importantes eventos no que se refere à gestão pública da saúde. A programação busca levar aos gestores e profissionais da saúde, os temas mais emergentes, deixando sempre a marca do protagonismo do estado do Ceará nos debates que envolvem as políticas públicas do Sistema Único de Saúde.

Homenagem

O sanitarista Eugênio Vilaça Mendes, consultor do Conass, recebeu a Medalha Dower Cavalcante, uma honraria concedida a pessoas e instituições que se destacam na promoção da saúde no Ceará. A homenagem foi um reconhecimento ao trabalho realizado em prol da consolidação da Atenção Primária à Saúde como centro organizador de toda a Rede de Atenção à Saúde, especialmente em Minas Gerais e no Ceará. 

Eugênio é cirurgião-dentista e professor, cuja trajetória integrando ensino, pesquisa e prática foi decisiva para a transformação da saúde pública no Brasil. Graduado em Odontologia e doutorado em Cirurgia Bucal pela UFMG, com mestrado em Administração, especializou-se em Planejamento de Ações de Saúde e teve papel fundamental no desenvolvimento das Redes de Atenção à Saúde e do Movimento Sanitário Brasileiro que impulsionou a criação do SUS.

Eugênio Vilaça Mendes foi um dos homenageados do XXII Congresso Cosems-CE

Assessoria de Comunicação do Conass