Mais de 30 profissionais de comunicação das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) de todo o Brasil participaram da Câmara Técnica do Conass de Comunicação em Saúde (CTCS), durante o Encontro Mineiro de Comunicação (EmiCom), realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos dias 02 e 03 de abril. O evento abordou tendências, desafios e inovações por meio de palestras, oficinas práticas e mesas-redondas com a apresentação de experiências reais.
A definição das prioridades de atuação da CTCS em 2025 foi a principal pauta da reunião. A construção de diretrizes para uma política de comunicação em saúde e a aproximação das assessorias de comunicação das SES, com a comunicação do Ministério da Saúde, foram os principais pleitos dos assessores dos estados.
O presidente do Conass, Fábio Baccheretti, participou da reunião, enfatizou a importância da comunicação para o Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou que ela precisa ser uma estratégia aliada à gestão. “A comunicação não pode ser um acessório. Ela precisa estar diretamente ligada ao gabinete e nós precisamos saber o que queremos comunicar, porque não adianta fazermos um bom trabalho se não conseguimos mostrá-lo à população”, disse.
Sobre as demandas apontadas, Marcus Carvalho, gerente de comunicação do Conass, observou que o Conselho potencializará as ações de apoio direto aos estados na elaboração de políticas de comunicação estaduais e na troca de experiências entre as SES. Marcus reforçou a necessidade de que os comunicadores, ao retornarem a seus estados, atualizem os secretários em relação às atividades da CTCS.
Outras prioridades do grupo contemplaram a manutenção da CTCS como um espaço para a troca de experiência; a atuação do Conass no convencimento do gestor acerca da importância da comunicação; a estruturação da área nas SES e a capacitação dos assessores de comunicação, especialmente no uso da inteligência artificial.
Saúde em números
Transformar informações técnicas do SUS em conteúdos claros, confiáveis e acessíveis para a população é um desafio para jornalistas que, diariamente, demandam das assessorias de comunicação das SES, números que retratem a realidade da saúde pública no País.

Já a coleta desses dados e a sua organização e análise, são desafios para os assessores de comunicação que, além de entendimento sobre o sistema de saúde, precisam ter um relacionamento próximo com as áreas técnicas das secretarias de modo que elas os auxiliem no entendimento dessas informações.
Para falar sobre os desafios da prática do jornalismo de dados e como deve ser o processo técnico dessas informações, Marcus Carvalho, ministrou a oficina Saúde em Números que abordou aspectos relativos a esta prática cotidiana nas secretarias.
Cerca de cem profissionais de comunicação, entre eles os assessores de comunicação das secretarias estaduais de saúde e das áreas técnicas da SES/MG, participaram da atividade que aconteceu durante o EmiCom.
Durante a oficina, Marcus, falou sobre as etapas da transformação do dado em conteúdo, deu dicas práticas de como responder à imprensa a partir de roteiros pré-definidos e também pontuou características que o assessor deve ter frente à realidade da comunicação na era dos dados, entre elas uma atuação educativa em que ajuda os técnicos a entenderem a linguagem da imprensa e orienta jornalistas sobre os dados do SUS. “Todo dia chega uma nova demanda para a comunicação, e no meio de planilhas, boletins e notas técnicas, a gente precisa transformar dados complexos do SUS em informação clara, correta e que faça sentido para quem está do outro lado. Isso é jornalismo de dados na prática — comunicar com precisão, sob pressão, e com responsabilidade pública”, destacou.
EmiCom
(Com informações da SES/MG)
O encontro reuniu centenas de profissionais da comunicação, mobilizadores sociais e profissionais do SUS em torno de rodas de conversa, palestras e oficinas. O objetivo foi mostrar a importância da comunicação para levar informações de qualidade à população sobre serviços e campanhas de saúde. A programação contou com mesas que abordaram temas de interesse geral de quem atua na área, como Desafios da Comunicação Pública e Saúde; Mobilização Social, Participação e Diversidade; Crise e Resposta: Experiências na Comunicação do SUS.
—
Assessoria de Comunicação do Conass