CIEGES: Saúde digital é foco de oficina promovida pela Sesab

“A saúde digital é um caminho sem volta”. A afirmação foi da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante a abertura, na manhã de hoje, da Oficina para Construção do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS na Bahia (CIEGES).

Ainda durante o evento, que acontece até amanhã (18), no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Secretária pontuou que a Bahia é destaque no que diz respeito à saúde digital, e que a tecnologia em saúde digital possibilitou que o Estado registrasse a segunda menor taxa de mortalidade durante a pandemia de Covid 19, a partir da coleta e análise dos indicadores.

INFORMAÇÕES CONSOLIDADAS

A oficina para construção do CIEGES é resultado da cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e secretarias de Saúde, com vistas ao desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o SUS, respeitando as distintas realidades locais.

O coordenador de Gestão de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS) da Sesab, Diego Daltro, disse que o CIEGES visa integrar dados e informações em saúde consolidados e individualizados a fim de subsidiar as diversas áreas da saúde.

De acordo com a assessora técnica do Conass, Juliana Alves, o CIEGES é centro de inteligência que surgiu “a duras penas” e que a Sesab deve ser parabenizada pelo trabalho que já vem sendo desenvolvido na área. Sandro Tarabe, representante do Conass na oficina e gerente do CIEGES, disse que as discussões para construção do Centro foram iniciadas desde antes da pandemia, e que a Bahia é um estado que já tem know how em coleta de dados.

Fonte: Sesab/Ascom