Centro voltado a diabetes e hipertensão do DF recebe visita da Secretaria de Saúde do Maranhão

Unidade Cadh é credenciado como colaborador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e serve de exemplo nacional no cuidado integral e contínuo ao usuário

Centro de Atenção às Pessoas com Diabetes e Hipertensão (Cadh) abriu as portas para uma visita técnica realizada pela Secretaria de Saúde do Maranhão (SES-MA). O encontro ocorreu ao longo desta semana (12 e 13) na Policlínica do Paranoá, onde funciona o ambulatório.

No Distrito Federal, a unidade é especializada em doenças crônicas de alto e muito alto risco e referência nacional enquanto Centro Colaborador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) no Projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PAS).

A visita técnica serviu principalmente para demonstrar a operação do serviço distrital que é exemplo para o País. “Com uma Atenção Primária forte, resolutiva, capaz de promover a comunicação entre os variados dispositivos de saúde, é possível oferecer um cuidado integral e contínuo ao usuário”, observa o coordenador estadual do projeto Planifica Maranhão, Saulo Santos.

A visita técnica serviu principalmente para mostrar o serviço distrital que é exemplo para o País. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

O PAS integra as Atenções Primária e Especializada, tendo a primeira como ordenadora da rede. O DF, particularmente, detém atribuições reservadas tanto aos estados quanto aos municípios.

Exemplo nacional

No primeiro dia (12), o roteiro da comitiva maranhense iniciou ainda pela manhã com uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 do Itapoã; seguida pela reunião para apresentação do Cadh.

Nesta quinta-feira (13), foi possível acompanhar o atendimento realizado pelos profissionais do centro. “Para a equipe é muito gratificante poder apresentar a nossa experiência e ter o reconhecimento de profissionais de outros estados”, celebra a enfermeira do Cadh Maria Rosa Araújo.

A linha de cuidados de doenças crônicas da Região de Saúde Leste do DF – Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião – teve início em 2016. A SES-MA, que tem implementada a linha materno-infantil, trabalha para expansão do serviço.

“É muito rico quando podemos ver algo funcionando bem em outro local. Isso faz a gente ver que é possível e dá muito gás para continuarmos a perseguir a excelência do serviço”, revela a gerente de Áreas Programáticas da Atenção Primária da Região Leste do DF, Isabella Peixoto.

Assistência especializada

O Cadh conta com equipe formada por profissionais de enfermagem, cardiologista, endocrinologista, oftalmologista, neurologista, oftalmologista, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico.

O Cadh é referência especializada para usuários com doenças crônicas de alto e muito alto risco. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, com horários agendados. Se identificada na UBS de referência a necessidade de acompanhamento especializado, o paciente é direcionado.

Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura