A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (SES/AL), recebeu a I Oficina para construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS (Cieges). O público é formado por gestores e técnicos da saúde, bem como por profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e representações das Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O estado é o 26º a iniciar o processo de desenvolvimento do Centro de Inteligência e a compor a Rede Cieges.
Para o superintendente de Atenção Primária e de Ações e Projetos Estratégicos da SES/AL, Ermi Ferrari, é estratégico o desenvolvimento de soluções de dados e análises para a tomada de decisão no dia a dia da gestão. “Ter um Centro de Inteligência que enxergue os dados de forma transversal, unindo todas as áreas da secretaria, é essencial para a gestão do SUS e será um grande avança na SES”, destacou.
O diretor de Comunicação e Tecnologia Ednaldo Trajano representa o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) na oficina e pontuou o que a entidade espera desse Centro de Inteligência. “Nossa perspectiva é que traga avanços significativos para a saúde pública. Com a colaboração do Cosems-AL, ele promete melhorar a tomada de decisões por meio de análises de dados precisos e atualizados. O Centro em questão vai além da tecnologia, integrando diversas áreas para uma visão completa dos desafios da saúde. Com isso, esperamos otimizar recursos, melhorar políticas de saúde e, consequentemente, elevar a qualidade do atendimento à população alagoana”, reforçou.
Constam da programação a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela SES, como processos de estruturação dos dados, análises realizadas, painéis construídos e áreas técnicas envolvidas; definição do Centro de Inteligência Estadual e Construção de Plano de Trabalho do Cieges estadual -AL; e encaminhamentos finais.
—
Assessoria de Comunicação do Conass, com informações da Cosems-AL