O Conselho Nacional de Saúde lançou hoje (06), em Brasília, a Campanha Nacional em Defesa do SUS e Fortalecimento do Controle Social. Coordenada pelo CNS, mas assumida também pelas três esferas do controle social, a campanha tem o objetivo de aproveitar os 25 anos do SUS como oportunidade de comunicação para valorizar a atuação e participação do CNS e Conselhos Estaduais e Municipais na construção do SUS e, por consequência, da saúde pública brasileira.
Segundo a presidente do Conselho, Maria do Socorro de Souza, a mobilização visa reforçar o papel formulador, mobilizador, propositivo e também fiscalizador do Conselho Nacional de Saúde. “Essa campanha reafirma o
o SUS como patrimônio histórico político da sociedade brasileira e reconhece as suas conquistas como resultado da cidadania e da democracia brasileira”, disse.
Conquistas que, ainda de acordo com ela, “não seriam as mesmas sem a participação da sociedade enquanto controle social”.
Alexandre Padilha, ministro da Saúde conclamou a sociedade brasileira a participar da mobilização a fim de fortalecer o Sistema Único de Saúde. “O SUS só será forte se toda a sociedade brasileira o defender como parte do seu patrimônio, por isso vamos entrar nessa campanha e abraçar o SUS de qualidade para todos”.
O secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, participou do ato e observou que o mote da campanha retoma o Pacto em Defesa do SUS, lançado em 2006. “Essa mobilização vem em boa hora porque o Brasil precisa tomar a iniciativa de defender um patrimônio que é seu. Além disso a população precisa também aderir a esse movimento de fortalecimento do controle social para que ele possa se efetivar como uma ferramenta de defesa do povo”, ressaltou.
Confira abaixo o vídeo no qual a presidente do CNS fala sobre a importância da participação dos estados na Campanha Nacional em Defesa do SUS e Fortalecimento do Controle Social e a fala do secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, à respeito da iniciativa.
Tatiana Rosa
Assessoria de Comunicação Social do CONASS
ascom@conass.org.br
61 – 3222-3000