Biblioteca Digital Conass

IMPLEMENTAÇÃO DO NEGESP

IMPLEMENTAÇÃO DO NEGESP – UM GUIA PRÁTICO

Ano de Publicação
ISBN
DOI

A literatura científica na área de segurança do paciente, bem como a prática diária,
demonstram o quanto é necessário impulsionar a Segurança do Paciente em todos os departamentos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da construção de uma abordagem integrada, reunindo-os em um núcleo de governança e inteligência no mais alto nível de gestão.

O cenário que a maioria das gestões de saúde vivencia é aquele no qual existe um distanciamento significativo entre a gestão, as evidências científicas e a prática
cotidiana de segurança do paciente. Esse distanciamento pode resultar em decisões mal-informadas e práticas inconsistentes, comprometendo a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes e os recursos públicos.

O Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente – Negesp visa, portanto, reduzir essa lacuna, promovendo uma integração eficiente entre esses elementos
essenciais para a segurança e a qualidade da atenção à saúde.

Não se trata de retirar os projetos de onde já estão sendo executados, pelo contrário: é
uma instância para impulsionar e otimizar recursos públicos articulando ações e
gestões de maneira estratégica para a melhoria da qualidade do cuidado prestado à população brasileira.

Recomendamos que o Negesp deve ser vinculado à gestão da secretaria de saúde, dedicado a apoiar os gestores na tomada de decisões estratégicas. Atua para fortalecer a segurança do paciente em toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma cultura de segurança do paciente e da prática baseada em evidências, envolvendo e integrando diversos atores e áreas da SES.

O modelo proposto ao Negesp é baseado nas melhores práticas no Brasil e no mundo, bem como na literatura técnico-científica, visto que nenhuma cultura muda se os gestores das políticas públicas não o incluírem na estratégia de gestão, em especial temas que são prioridades de saúde pública, como a segurança do paciente.

E é sobre isso que este documento trata. Vamos em busca de implementar o Negesp e colocar o seu estado na vanguarda?

Mesma linha editorial