Bahia sedia encontro nacional sobre Saúde Digital

Destaque nacional em saúde digital, o Governo da Bahia investiu, em 2023, mais de R$ 60 milhões em tecnologia, o que vem impulsionando a modernização e otimização dos processos de trabalho da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e da assistência nas unidades da rede estadual. Este cenário baiano está sendo apresentado durante o III Encontro da Rede Estadual do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do SUS (Cieges). O evento, que teve início nesta terça-feira (28), está sendo promovido pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), através da coordenação de Gestão de Sistemas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O Encontro, que segue até esta quarta-feira (29), está sendo realizado na sede da Sesab, em Salvador. O objetivo do evento é destacar e compartilhar as experiências exitosas implementadas pelos 21 estados que já compõem a Rede, servindo como referência para aprimoramentos e novas iniciativas na área de construção de inteligência da gestão da saúde pela organização dos dados em saúde.

Destinado a gestores públicos, técnicos da saúde, pesquisadores e estudantes, o evento tem a expectativa de facilitar o diálogo e a troca de informações entre os diferentes Centros de Inteligência e reforça o compromisso da Rede Cieges em promover a inovação e a excelência no campo da saúde digital para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a abertura do Encontro, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, falou da Rede Estadual de Dados em Saúde da Bahia (Reds). Na Reds, um dos seus principais objetivos é unificar os dados e prontuários dos pacientes em um único repositório, mas permitindo que estes fiquem disponíveis também no sistema do próprio hospital ou outra unidade de saúde, além de unificar os dados completos do paciente e de sua linha do cuidado. A Secretária pontuou que a saúde digital transforma. “Não resta dúvidas que este investimento transforma na gestão e na assistência. O SUS não pode caminhar longe da saúde digital”, afirmou.

Para Jurandir Frutuoso, secretário executivo do Conass, a Bahia tem sido exemplo na área de saúde digital. “A Bahia tem sido referência para todo o Brasil, pelo fato de ter aqui uma estrutura montada e uma equipe técnica que traz conhecimento e tem prazer em dividir esse conhecimento”, afirmou. Opinão compartilhada por Paula Xavier, coordenadora de Inovação e Informática em Saúde do Ministério da Saúde. “Vemos um reconhecimento muito especial para a Bahia na área de saúde digital”.

Diego Daltro, coordenador da CGTICS, explica que todo o evento foi montado de forma a proporcionar troca de experiências entre os participantes. “Tem diversas tecnologias que estão sendo apresentadas aqui e diversos novos formatos a serem aplicados para outros estados que vamos trocar aqui”.

Fonte: SES/BA