Aumento na cobertura vacinal no Brasil é destaque na reunião da CIT de julho

Foto: Erasmo Salomão – MS

“Quero parabenizar pelo êxito da cobertura vacinal. No mundo, ainda temos muito que avançar, mas no Brasil houve um aumento na cobertura vacinal nesse último ano. Isso significa que o nosso País, mesmo com todas as questões de diferenças geográficas, vimos que é possível quando tem gestão séria, pessoas comprometidas e políticas eficazes”, com essas palavras, a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, iniciou a 7ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2024.

O secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, destacou que o aumento se deve muito pela articulação entre o Ministério da Saúde, Conass e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do compromisso de todos os trabalhadores da saúde e da sociedade durante esse processo. “Ter um aumento da cobertura vacinal mostra que estamos vivendo um momento de avanço no Brasil, que estamos fazendo um bom trabalho quando se trata de políticas no segmento saúde. Queremos atender e melhorar as condições de vida de todos os brasileiros”, disse.

Ainda fazendo referência a cobertura vacinal, Tânia Mara, vice-presidente do Conass e secretária de Saúde do Ceará, ressaltou o empenho de todos os gestores do sistema de saúde para ter essa melhora. “Não poderia deixar de parabenizar a todos que se empenharam para termos esse resultado positivo da cobertura vacinal, usando estratégias diferentes e que vem levando a ter uma cobertura cada vez melhor para o Brasil”, comentou ela.

Para o presidente do Conasems, Hisham Hamida, saudou aos profissionais de saúde o sucesso do aumento de pessoas vacinadas. “Agradecemos a todos os profissionais de saúde, a dedicação de todos os secretários estaduais e municipais que estão empenhados em melhorar cada vez mais essa cobertura e avançar vacinal”, pontuou.

Socorro também ressaltou que os dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), foram positivos em relação a meninas e adolescentes no mundo que receberam pelo menos uma dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que oferece proteção contra o câncer do colo do útero. Ela também destaca a necessidade de esforços contínuos para manter a boa cobertura e fortalecimento do sistema.

Discussões e Pactuações

Durante a reunião, foram feitas várias pactuações, entre elas, da minuta de Portaria que altera a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública. Outra minuta de Portaria pactuada foi sobre os Centros de Convivência, que são espaços de cuidado que envolvem a produção e a intervenção na cultura e na cidade por meio da socialização. É um serviço vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que pertence ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Foi pactuado, também, a proposta de novas habilitações ao Eixo Estrutura do Qualifar-SUS e a proposta de pactuação do financiamento da Hidroxiureia e da Alfapoetina no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).

Apresentações e Discussões

  • Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) – Atualização do Programa Nacional de Redução de Filas
  • Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) – Atualização sobre a Dengue

Informes

  • Situação de entrega dos Relatórios de Gestão (2018 a 2022) no Brasil
  • A Saúde Indígena: Ações de Saúde para o Povo Yanomami.
  • Programa Mais Médicos
  • 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde – 4ª CNGTES
  • 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – 5ª CNSTT.
  • Plano de dados abertos