O Seminário Equidade Étnico-Racial nas Redes de Atenção à Saúde visa promover entre gestores e gestoras estaduais a implementação de ações e estratégias antirracistas e de promoção da equidade étnico-racial nas redes de atenção à saúde. O evento é resultado da articulação entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Igualdade Racial e ocorre hoje e amanhã (17).
“Esse seminário é um olhar do que queremos construir conjuntamente. Temos que pensar que o acesso do Sistema Único de Saúde é universal, mas é igual para todos? Como podemos mudar esse cenário? Essa é a ideia do seminário idealizado com o apoio do Conass e da Opas, de transformação”, disse Luiz Batista, Assessor para Equidade Racial em Saúde do Ministério da Saúde.
A realização do evento é resultado de uma soma de forças mobilizadas por ações históricas de promoção da equidade étnico-racial e pretende envolver as Redes de Atenção à Saúde, por meio das Câmaras Técnicas do Conass, além de áreas técnicas ligadas à saúde materna e infantil e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas e gestoras e gestores de Promoção da Igualdade Racial na construção de propostas que avancem no aperfeiçoamento das redes de atenção à saúde. Entre essas redes destaca-se a Rede Alyne, que atualizou a Rede Cegonha.
“O dia de hoje e amanhã será um dia de transformações. Nós sabemos da necessidade de discutirmos sobre a Equidade Étnico-Racial no sistema de saúde. O Brasil por muito tempo foi omisso a nossa história e não podemos continuar fazendo de conta que não temos essa desigualdade e deixar tudo como está. Esse é o motivo que nos trouxe a fazer esse seminário, queremos mudança”, disse o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso.
O foco é o fortalecimento da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e estruturação de instâncias e corpo técnico, para que o antirracismo seja um princípio ético-político aplicado na elaboração e na execução de todas as políticas de saúde.
Voltado a trabalhadores e gestores do SUS, o evento reunirá integrantes das seguintes câmaras técnicas do Conass: Atenção Primária à Saúde; Atenção à Saúde; Comunicação em Saúde; Epidemiologia; e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente.
Entre os resultados esperados estão: sistematização de experiências promissoras em estados voltados à promoção da equidade étnico-racial nas redes de atenção à saúde; identificação de oportunidades de parcerias para cooperação técnica e articulação interfederativa para promoção de equidade étnico-racial em saúde.
—
Assessoria de Comunicação do Conass