Conass participa do 3º Seminário Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde Abrasco

 “Seminário 30 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Sistema Único de Saúde (SUS): efeitos no acesso e na saúde da população”, esse foi o tema do 3º Seminário Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (APS) Abrasco, que aconteceu hoje (11), e contou com a participação do coordenador técnico do Conass, Fernando Cupertino.

“Olhar para o passado e analisar esse Programa muito frutífero, graças aos esforços dos três níveis do sistema de saúde, municipal, estadual e federal, é motivo de celebrar”, disse Cupertino.

Além disso, Fernando destacou que o momento também é para ter uma nova perspectiva, tendo em vista a tudo que a população tem passado por muitas mudanças políticas, sociais e demográficas. Ele ressaltou o projeto de Planificação da Atenção à Saúde, criado pelo Conass e que organiza as Redes de Atenção à Saúde. “Temos que pensar o que tem sido a Planificação para que a APS seja, e tem condições para ser, a ordenadora do cuidado. E para isso, temos contado com o Proadi-SUS,  para que a estratégia de saúde da família possa traduzir cada vez mais progressos e um nível de saúde e bem-estar para sociedade brasileira”, finalizou.

Outro ponto destacado por Cupertino foram as Escolas de Saúde Pública, que têm desempenhado um grande papel para manter a política de educação  permanente em saúde, além de qualificar a força de trabalho em saúde.

Desde a criação da ESF, com equipe multiprofissional, alcançou cobertura de mais de 60% da população do País, com impactos positivos na saúde da população e no acesso aos serviços. Com isso, a ampliação da cobertura da ESF reduziu a mortalidade infantil e de crianças menores de cinco anos, a mortalidade por diarreias, as internações por condições sensíveis à APS, as taxas de mortalidade precoce por acidente vascular encefálico, minorou desigualdades regionais e a desigualdade social na mortalidade de idosos. No seminário, estes e outros impactos serão analisados para informar caminhos para plena implementação da ESF em toda a sua potencialidade.

Assessoria de Comunicação do Conass