Instituições se reúnem para planejamento da Planificação da Atenção à Saúde em 2024

Para debater as ações, avaliar  o projeto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) no Brasil e planejar as atividades deste ano, o Conass se reuniu ontem e hoje (24), com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), com a Umane e com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems).

O projeto é um instrumento de planejamento, de integração e de gestão da Atenção Primária à Saúde (APS_ com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e com a Atenção Hospitalar. É uma metodologia de organização da Rede de Atenção à Saúde, tendo como uma das principais atividades qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS) para que ela seja mais resolutiva.

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, observou que o Sistema Único de Saúde (SUS), é um sistema complexo com várias características desafiadoras, com uma diversidade cultural, territorial e econômica muito relevante, mas ressaltou que com a cooperação entre as instituições a expansão da Planificação é mais exitosa. “Ao longo desses anos de projeto, com essas parcerias fortalecidas, nós conseguimos ver os avanços e resultados positivos. Além disso, o apoio governamental tem sido fundamental para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados”, disse.

Cristiane Gosch, gestora do Projeto de Planificação da Opas, chamou a atenção para a oportunidade de planejar e expandir as equipes e as ações do projeto com base na avaliação das ações de 2023. “A perspectiva é muito boa para 2024, considerando principalmente a parceria com o Conasems, que veio para somar e abrir portas com as macrorregiões. Vamos continuar fortalecendo este projeto e seguindo com essa construção mesmo com todas as complexidades do SUS”, ponderou. 

Cristiane Pantaleão, diretora financeira do Conasems,destacou o compromisso da instituição em proporcionar conjuntamente uma atenção primária/básica mais integrada, eficiente e resolutiva. “Essas parcerias são um caminho importante para o crescimento da APS. Não existe uma receita pronta, por isso, queremos contribuir com esse projeto que respeita a diversidade do País, respeitando a necessidade dos territórios e pensando na melhor forma de trabalhar”, ressaltou.

Já a superintendente geral da Umane, Thais Junqueira, reafirmou o compromisso em proporcionar uma atenção primária mais integrada e sólida. “Estamos muito felizes em poder organizar as ideias e o processo de trabalho. Para Umane é muito importante continuarmos dando a nossa contribuição às políticas públicas no Brasil”, ressaltou.

Ascom Conass

Ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000