Um prolongado exercício aeróbico, sob forte sol, como acontece no Carnaval, exige do corpo muita energia. Portanto, pessoas com diabetes devem brincar, mas atentas ao sinais de hipoglicemia, que se caracteriza pela queda de glicose no sangue (menor que 70 mg/dL) e poderá apresentar como sintomas a sudorese intensa, tremores, tonturas, desmaios e confusão mental. Os cuidados para prevenir, reconhecer e cuidar da hipoglicemia fazem parte do reforço de cuidados com a saúde no Carnaval que estão sendo divulgados pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), como destaca a coordenadora de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), Graça Velanes.
Segundo explicou a Graça, a hipoglicemia exige correção rápida, para evitar o agravamento da situação. No caso de hipoglicemia nível I (entre 54 e 69 mg/dl), a correção deve ser feita com 15 g de carboidratos. São opções uma colher de sopa de açúcar, ou 200ml de refrigerante comum (um copo), ou três sachês de mel, ou três a quatro balas mastigáveis. Após 15 minutos, medir novamente a glicose, caso a correção não aconteça (não chegue a 70 mg/dL), repetir o procedimento.
Mas, se a glicemia for menor que 54 mg/dl (hipoglicemia nível II) – explica a coordenadora da Codar -, o indicado é dissolver duas colheres de sopa de açúcar com aproximadamente 100ml de água. Beber vagarosamente aos goles e aguardar 15 minutos para nova medição. Se a glicemia estiver maior ou igual a 70 mg/dL, a hipoglicemia estará corrigida.
Mas se a pessoa perde a consciência, o quadro se caracteriza como hipoglicemia grave, exigindo assistência médica. Ligar para o SAMU (192) e, enquanto espera a chegada do socorro, se a pessoa estiver desmaiada ou em coma, a indicação é colocar açúcar entre a bochecha e os dentes. Massageie a bochecha. Não dê líquidos e não force a pessoa a abrir a boca.
As informações sobre os cuidados necessários para brincar o Carnaval com segurança estão sendo apresentadas também num grande cartaz em área de grande circulação de usuários no Cedeba. Nesta sexta-feira (19), serão destacados os cuidados com a alimentação durante o Carnaval.
—
Fonte: SES/BA