A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou, nesta quinta-feira (7), as atividades do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. A solenidade, realizada na sede da autarquia, contou com a participação de gestores das esferas municipal, estadual e nacional, além de profissionais de diferentes áreas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Falando diretamente aos especializandos, a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, destacou a relevância da capacitação para o fomento de novos gestores e a atualização dos recursos humanos no campo da administração pública cearense. “Cada um de vocês, que sairá daqui formado, vai contribuir para que possamos ofertar uma assistência de qualidade à população. Entendam que vocês já são os melhores por estarem, hoje, aqui”, concluiu a gestora.
O superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, também esteve presente na abertura dos trabalhos e ressaltou o valor da iniciativa. “Iniciar esse projeto em dezembro é simbólico e revela o quanto queremos aproveitar o tempo junto de vocês, uma vez que entendemos a importância do tempo na execução dos trabalhos feitos nas unidades”, afirmou.
Já a diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Bessa, contextualizou a retomada do curso e sua reformulação, a partir dos preceitos estabelecidos pelo então programa de especialização em Gestão de Sistemas Locais de Saúde (Silos), ofertada pela instituição na década de 1990.
“Enquanto construímos o desenho do curso, estávamos olhando à frente sobre qual o perfil do egresso que queremos entregar à sociedade. Nosso desejo é que esses profissionais possam, a partir dessas trilhas de formação propostas, ser agentes de transformação nos seus respectivos espaços de prática”, detalhou.
Líderes que transformam
A programação da aula inaugural teve, ainda, uma palestra ministrada pelo ex-secretário da Saúde do Ceará e atual diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc-CE), Henrique Javi. Ele falou sobre como os gestores podem desenvolver suas competências na aplicação prática dos desafios enfrentados no SUS.
“Uma das principais dimensões desse curso é o compromisso dos participantes no começo dessa jornada. Não basta apenas planejarmos a formação, sem contar com a adesão dos profissionais, dessas pessoas que levam consigo esse chamado de receber conhecimento e redistribuí-lo ao longo dos trabalhos que farão durante a vida”, afirmou.
Além de Javi, participaram da mesa de abertura do evento: Lígia Lucena, gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE; Rilson Sousa de Andrade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE); Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass); e Júnior Araújo, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE).
Ampliação de repertório
Titular da pasta da Saúde no município de Trairi, distante 137 quilômetros de Fortaleza, Márcio Alves integra a turma de futuros especialistas em formação. Para ele, a possibilidade de ampliação do repertório profissional no exercício da gestão em saúde, por meio de uma capacitação gerida pela ESP/CE, foi determinante para a sua tomada de decisão. “Somente com a qualificação e a devida atualização dos processos poderemos chegar nos municípios oferecendo um melhor serviço à população”.
O Curso
Coordenado pela Gerência de Pós-Graduação em Saúde (Gepos) da ESP/CE, a Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde objetiva qualificar cerca de 50 profissionais de nível superior vinculados às secretarias municipais de Saúde e órgãos públicos do Estado. Após a conclusão da trilha formativa, a expectativa é de que os gestores estejam aptos a mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho de atividades no contexto do trabalho.
O curso tem carga horária total de 460 horas, com estrutura curricular organizada a partir de quatro módulos, cada uma delas constituída por diferentes unidades didáticas, que tratarão abordagens sobre capacidade de governança, gestão dos serviços no SUS, gerenciamento das ações de vigilância e promoção da Saúde, tópicos de metodologia da pesquisa científica, entre outras.
—
Fonte: Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos e Vídeo: Raiane Ferreira