Oficina capacita técnicos e gestores do Tocantins para criação do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS

 

Superintendentes, coordenadores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) participaram nos dias 18 e 19 de setembro, da oficina de capacitação para a criação do Centro de Inteligência estadual, no âmbito da Rede Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS.

Coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO) e equipe do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), a oficina foi ministrada pelos assessores técnicos do Conass, Sandro Terabe e Leonardo Vinicius Dias da Silva.

 

Para o gerente da Sala de Situação da SES-TO, Wagner Santos, com o avanço da tecnologia e o surgimento de ferramentas sofisticadas de análise de dados, os centros de inteligência tornaram-se fundamentais para a eficiência da gestão pública. “Com o Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS, será possível o monitoramento da situação de saúde no Estado, com possibilidade de intervenções e resultados mais efetivos. Isso já acontece com o Integra Saúde, que já disponibiliza diversas informações, para proporcionar soluções rápidas e baseadas em evidências”, analisou.

Sandro Terabe, assessor técnico do Conass, avaliou a oficina como muito proveitosa, em função da larga experiência que o Estado possui com o IntegraSUS. “O Tocantins já percorreu vários caminhos que outros estados estão percorrendo agora e, dessa forma, consegue identificar o que já deu certo e os desafios enfrentados na questão da coleta, tratamento e análise de dados da saúde”, avaliou.

 

 

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-300