Preparação para futuras pandemias foi tema de reunião liderada pela Opas/OMS

Foi realizada nesta terça-feira (25), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), em Brasília, a reunião de preparação para futuras pandemias. O evento foi antecedido  pela reunião do Comitê de Monitoramento de Emergências (CME) do Ministério da Saúde. O CME realiza o monitoramento dos eventos capturados na mídia ou notificados à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS) pela Rede-Cievs.

A reunião teve como objetivo apresentar as iniciativas da Opas/OMS, além das atividades das esferas de gestão tripartirtes brasileiras, isto é, ações desenvolvidas nos âmbitos federal, estaduais e municipais na preparação para futuras emergências de saúde pública.

Participaram da discussão a representante da Opas/OMS no Brasil, Socorro Gross; a chefe do Departamento de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS em Genebra, Maria Van Kerkhove; o diretor Adjunto do Departamento de Emergências de Saúde da Opas/OMS em Washington, Sylvain Aldighieri;  o coordenador de Vigilância, preparação e resposta a emergências e Desastres (PHE), da Opas/OMS no Brasil, Alexander Rosewell; a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel; o assessor técnico do Conass, Fernando Avendanho; e o presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida.

A pauta contemplou temas como patógenos emergentes de origem zoonótica e a preparação global para futuras pandemias; lições aprendidas da COVID-19 e cenário atual da Região das Américas na preparação para futuras pandemias; iniciativas brasileiras de fortalecimento da vigilância e preparação para futuras pandemias; além do papel do Conass e do Conasems na preparação para futuras pandemias.

“O mérito da reunião foi juntar a visão da Opas/OMS, do Ministério da Saúde, dos estados e municípios, representados pelo Conass e Conasems, para termos uma visão geral de como esses atores estão se preparando para as próximas pandemias, que não sabemos quando irão ocorrer, mas que certamente ocorrerão”, analisou o assessor técnico do Conass, Fernando Avendanho.

 

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000