UBSs voltam a disponibilizar testes rápidos para detectar Covid-19

Além desse tipo, as unidades básicas dispõem dos testes RT-PCR

A partir desta segunda-feira (17), todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal voltam a oferecer o teste rápido para diagnóstico da Covid-19. As UBSs foram abastecidas com 50 mil testes que serão aplicados em pessoas que apresentam sintomas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Além desse tipo, as unidades também possuem o teste RT-PCR (swab nasal).

O Distrito Federal atravessa o platô da pandemia. Desde que o vírus passou a circular na capital do Brasil, a população tem buscado fazer os testes para detectar a doença causada pelo Sars-CoV-2. Na rede pública de saúde, já foram feitos cerca de 500 mil testes ao longo dos últimos meses ofertados em várias modalidades de testagem.

A Secretaria de Saúde frisa que a testagem é para pessoas que apresentam sintomas da Covid-19. O cidadão que apresenta sintomas será atendido, avaliado e poderá fazer o teste se for recomendado pelo profissional de saúde.

Conheça os testes que a Atenção Primária disponibiliza, onde fazer e quando cada tipo é indicado:

RT-PCR (swab)

O teste RT-PCR é considerado pelos especialistas a técnica “padrão ouro” no diagnóstico da Covid-19. Ele é recomendado no início da infecção, em pacientes que apresentam sintomas a partir do terceiro dia até o sétimo. É nesse período em que há maior quantidade do novo coronavírus no organismo humano. O material genético para o exame é retirado da mucosa do fundo do nariz com um cotonete. Esse exame fica pronto em até 48 horas e a equipe da unidade entra em contato com o paciente para informar o resultado.

Rápido

O teste rápido é feito com a coleta de uma gota de sangue, que reage em soro, e identifica a produção dos anticorpos IgM e IgG que o organismo humano produz para enfrentar o vírus. O exame é indicado a partir do oitavo dia dos sintomas, período em que a detecção ocorre com mais precisão. O resultado desse exame sai em até 30 minutos.

Pacientes assintomáticos

Caso seja um paciente assintomático, mas que esteja em contato com pessoas que tenham os sintomas, o indicado é ficar em isolamento social. Além disso, quando algum membro da família testa positivo para a Covid-19 todos do grupo familiar são orientados a ficarem em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas.

Se houver piora, é necessário procurar novamente o serviço de saúde, caso contrário, respeitar o isolamento em casa e, somente depois desse período, voltar às atividades.

Leia a matéria no site:  http://saude.df.gov.br/ubss-voltam-a-disponibilizar-testes-rapidos-para-detectar-covid-19/

Por: Johnny Braga, Agência Saúde DF 
Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF